Vereadora da Cultura invoca razões históricas para justificar mudança da Feira Afonsina

A Vereadora da Cultura anunciou que a edição deste ano da Feira Afonsina será dedicada à figura de Egas Moniz, invocando a necessidade de "inovar" para justificar a mudança do "centro nevrálgico" para o Monte Latito. "A feira que tem ocupado a 'vila de baixo" ficará na 'vila' de cima!", sustentou, indicando que foram realizadas dezenas de reuniões com instituições de Guimarães, como a Sociedade Martins Sarmento e a Muralha. "Queremos que a feira de Guimarães, num contexto em que as feiras pululam por todo País, seja a melhor, a mais autêntica, a que tem as condições históricas e de envolvência que possam ser optimizadas", observou Adelina Paula Pinto, indicando que a denominação de Feira Afonsina "tem muito uma perspectiva medievalista, não só centrada no Primeiro Rei de Portugal, e ao passá-la para a 'vila de cima' queremos que ela afirme o contexto histórico fundacional".

"Vamos aproveitar todo o imenso espaço que é a envolvência do Castelo, para colocar todas as áreas funcionais que costumam estar representadas na feira", acrescentou, garantindo que "toda a cidade vai continuar a vivenciar aquilo que tem sido o certame".

A Vereadora da Cultura vincou: "a feira teve oito edições naquele contexto, chega! É preciso inovar, reinventar, repensá-la. Foi repensada com as instituições vimaranenses, com a Associação Vimaranense de Hotelaria, ficando o espaço do Centro Histórico mais livre e menos formatado em termos de certame". Adelina Paula Pinto revelou que no sentido de "acrescentar autenticidade histórica", será realizada uma jornada científica no período que antecede a feira dedicada à temática do certame que, este ano, será a figura de Egas Moniz.

 

Marcações: Adelina Paula Pinto, Feira Afonsina

Imprimir Email