Presidente da Câmara justificou mudanças na Feira Afonsina para que o dia 24 de Junho seja reconhecido como feriado nacional

O Presidente da Câmara de Guimarães reiterou o propósito de ver reconhecido como feriado nacional o dia  24 de Junho, Dia Um de Portugal, ao pronunciar-se sobre as alterações previstas para a edição deste ano da Feira Afonsina.

Num comentário à proposta que aponta para a concentração dos principais atractivos do certame na área do Monte Latito, o Presidente da Câmara adiantou que desafiou a Vereadora da Cultura para que, com o apoio "de quem entendesse, fazer diferente", na dinamização das Gualterianas, da Plataforma das Artes e da Criatividade e da Feira Afonsina.

No final da sessão, questionado pelo Grupo Santiago sobre o alcance do comentário, Domingos Bragança assinalou a importância de "um amplo debate" sobre aqueles três assuntos. "O debate já começou, mas não se esgotou ainda... É um debate público alargado, com especialistas, com os vimaranenses, de modo a aperfeiçoar, a desenvolver e a propormos as melhores soluções para as Festas Gualterianas e, neste caso também a Feira Afonsina", comentou.

"O pior que pode haver nas nossas vidas e na Câmara Municipal também é a rotina, manter sempre tudo como era antes, não querer correr riscos, não ter a coragem de mudar e tornar algo mais distintivo. Temos de ser inovadores, criativos e propor novas soluções que é o que está a ser feito, restituindo mais autenticidade à Feira Afonsina, centrado a Feira Afonsina na zona do Monte Latito, do Castelo e do Paço dos Duques de Bragança, mas obviamente o que quero que a Sra. Vereadora faça nos próximos tempos é envolver os comerciantes, todas as entidades que têm estado na Feira Afonsina e no Centro Histórico e conjuntamente encontrar as melhores soluções para, embora a feira seja focada no Monte Latito possam promover as comemorações do 24 de Junho a toda a Cidade", afirmou.

Ressalvando que ainda há tempo para o "diálogo" com os munícipes, comerciantes e associações, Domingos Bragança realçou a importância "da envolvência em torno das comemorações do 24 de Junho, dia 1 de Portugal, para que a data venha a ser considerada feriado nacional".

"A Feira Afonsina começou a perder público porque as pessoas começaram a dizer 'eu já vi', 'é sempre a mesma coisa'... Por isso, o desafio de fazer diferente", continuou. "Confio muito na capacidade competência, trabalho e dedicação da Vereadora Adelina Paula Pinto e na envolvência que fará para que a Feira Afonsina seja ainda melhor! Se por acaso nesta coragem de mudar alguma coisa não conseguirmos, no próximo ano faremos o que for necessário para corrigir. Mas, é preciso haver ousadia porque a vida obriga a isso... com responsabilidade!", rematou.

Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, Feira Afonsina, 24 de junho1128

Imprimir Email