PCP recomenda ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães

O PCP recomenda a melhoria do transporte ferroviário no Distrito de Braga, com a concretização ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães. Nesse sentido, partido comunista entregou na passada sexta-feira, dia 8, na Assembleia da República um Projecto de Resolução para a concretização da ligação directa entre os dois concelhos.

Um compromisso "antigo", segundo a deputada Carla Cruz, que em declarações jornalistas frisou ser uma "pretensão com muitos anos". "É uma ligação que tem uma forte tradição quer pela Universidade, que tem dois pólos, quer pelas existência de micro, pequenas e médias empresas", explicou.

A deputada comunista recordou que o partido exigiu no momento da remodelação nos ramais Guimarães/Porto e Braga/Porto que fosse feito um entreposto que facilitasse a ligação entre Guimarães e Braga, criticando a falta de investimento público nas ligações ferroviárias do distrito.

O Projecto de Resolução do PCP refere que é necessário "aumentar a frequência" de ligações entre a cidade dos arcebispos e a cidade-berço, bem como em cooperação com as autoridades regionais e locais de transportes, "melhorar a articulação do transporte ferroviário com os transportes rodoviários, especialmente nas estações e apeadeiros mais distantes dos centros urbanos", seguindo os estudos necessários a este projecto.

De forma a contribuir para a mobilidade das pessoas e para a dinamização económica do distrito de Braga, o PCP reiterou que é necessário avançar no investimento no transporte ferroviário e, para tal, é preciso avançar no investimento público.

Por último, Carla Cruz falou ainda da hipótese de reactivar a ligação entre Guimarães e Fafe. "Desinvestiu-se na ligação entre Guimarães e Fafe e entendemos que isso foi um revês quer na mobilidade das pessoas quer paras as empresas. Por isso, é tempo do Governo dar um sinal a nível do investimento e na possibilidade de reactivar estas ligações", concluiu.

Marcações: Guimarães, Braga, PCP, ligação ferroviária

Imprimir Email