Presidente da República vai presidir à sessão solene do Dia Um de Portugal em 2020

O Presidente da República comprometeu-se esta terça-feira a presidir, em 2020, à sessão solene do 24 de Junho - Dia Um de Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas, no final da entrega dos prémios da primeira edição do Prémio Mundial de Inovação em Engenharia de Pontes «Berd-FEUP WIBE» que decorreu no Paço dos Duques de Bragança.

O Chefe de Estado adiantou que recebeu o convite do Presidente da Câmara de Guimarães, salvaguardando: "não para este ano, mas para o ano que vem, porque é o ano verdadeiramente festivo".
Referindo-se ao convite dirigido por Domingos Bragança, adiantou: "é um Presidente que toma precauções porque formula os convites com mais de um ano de antecedência e já lhe disse que terei muito prazer em vir cá para essa celebração, que é celebrar o começo de tudo".

Na cerimónia de entrega do Prémio de Inovação Mundial em Engenharia de Pontes, o Presidente da República afirmou que o Paço dos Duques de Bragança é também a sua residência oficial, destacando o simbolismo da distinção ocorrer em Guimarães."Tudo começou aqui. E o futuro também recomeça todos os dias aqui. O encontro de hoje é o exemplo porque não viemos sobretudo homenagear o passado, embora o tivéssemos feito até pelo Paço que foi escolhido para a entrega dos prémios, viemos apostar no futuro, porque é um encontro mundial, que entrega um prémio mundial de grande importância, de engenharia preocupada com algo fundamental que é fazer pontes, premiando jovens, soluções de futuro", destacou.

Questionado sobre a utilização do palácio como "residência oficial", o Presidente da República reconheceu que "tem sido parcimonioso", lembrando que já a utilizou uma vez para receber os Reis de Espanha. "Estou a olhar para a estátua de D. Afonso Henriques e a recordar quando os Reis Felipe VI e Letícia começaram a sua visita em Guimarães, pela homenagem a D. Afonso Henriques, gesto muito simbólico porque era o reconhecimento desse momento fundador de Portugal. A história está aqui e o Presidente tem a exacta noção de que hoje se sentiu outra vez em sua casa ao falar para este simpósio na entrega dos prémios", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, anunciando que recebeu o convite do Presidente da Câmara para presidir à sessão solene do 24 de Junho em 2020.

 

terça, 26 março 2019 18:22 em Política

Marcações: Guimarães, Paço dos Duques de Bragança , Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da Câmara de Guimarães, Presidente da República

Imprimir