CP do PS de Guimarães defende revisão do mapa administrativo das freguesias

A Comissão Política Concelhia do PS aprovou uma moção sobre a Revisão do Mapa Administrativo das Freguesias do Concelho de Guimarães. Os socialistas vimaranenses defendem a revisão da lei, no âmbito da futura lei-quatro já anunciada pelo actual governo.
"Considerando a experiência dos últimos seis anos, o PS/Guimarães não observa que a reorganização implementada tivesse contribuído para uma maior escala na organização administrativa e em melhor serviço às populações, tendo diminuído a proximidade aos eleitos", lê-se no documento aprovado.

Independentemente das condições para a criação de novas freguesias que vierem a ser definidas, a Comissão Política do PS de Guimarães defende a revisão da proposta aprovada em 2012 e implementada a partir das eleições autárquicas de 2013.
"Como princípio global é nosso entendimento ser desejável a autonomia administrativa de todas as freguesias anteriormente existentes, com excepção da União das Freguesias da Cidade que sempre partilharam sede e estrutura funcional", lê-se na moção aprovada.
Recorde-se que no âmbito da reorganização administrativa das freguesias aprovada em 2012 pela Assembleia Municipal, no cumprimento da lei nº 22/2012 proposta à Assembleia da República pelo governo PSD/CDS, em Guimarães foram constituídas 17 uniões de freguesias.


Marcações: Freguesias, PS , revisão, mapa administrativo

Imprimir Email