Nova ligação entre as rotundas de Mouril e do Reboto está a avançar

O Executivo vimaranense aprovou o pedido de reconhecimento de interesse público, apresentado pela Divisão de Estudos e Projectos, para a concretização da via de ligação das rotundas do Reboto, na freguesia de Candoso S. Martinho, e de Mouril, em Silvares. Este procedimento destina-se a instruir processos de autorização de ocupação de solo que está classificado como Reserva Ecológica Nacional (REN) e Reserva Agrícola Nacional (RAN).

Segundo a proposta analisada pela Vereação, a nova infraestrutura viária constituirá uma alternativa e resolverá os constrangimentos físicos actuais para quem circula naquela zona, facilitando a acessibilidade à denominada Cidade Desportiva e complexo hospitalar a partir do quadrante poente da veiga de Creixomil, ou seja, a partir do nó de acesso á autoestrada.

Durante a discussão, o Presidente da Câmara realçou que já tinha anunciado a necessidade de executar esta obra. "É um pequeno braço, um ramal, uma mini-variante que contorna as habitações e serve de alternativa à passagem estreita actualmente existente. Será uma melhoria das acessibilidades àquela zona onde existem equipamentos públicos, sem ferir a veiga de Creixomil", disse Domingos Bragança.

O vereador do CDS-PP, António Monteiro de Castro, considerou que, "depois do investimento que foi feito naquela zona faz sentido dar continuidade ao projecto". Recordando o projecto apresentado pela Coligação Juntos por Guimarães que "previa a construção de uma ligação à Alameda dos Desportos que evitava o estrangulamento existente", Monteiro de Castro reconheceu que recente intervenção naquela área "melhorou as acessibilidades, mas não resolveu em definitivo as acessibilidades porque não faz sentido terminar no viaduto". "Depois do que se investiu, é preciso fazer o resto", manifestou.

O vereador do PSD, André Coelho Lima, interveio para lembrar o projecto que defendeu em tempo de campanha eleitoral, para ligar a rotunda de Mouril à Alameda dos Desportos. "Acredito firmemente na utilidade enorme desta via que consolida a veiga de Creixomil, não a viola, porque do ponto de vista rodoviário permitia a quem vem de fora para Guimarães aceder facilmente à Pista de Atletismo e ao Multiusos", afirmou André Coelho Lima, observando que "houve melhoramentos na qualidade da via, mas não trouxeram alterações signiticativas nos acessos". "Esta obra é metade daquilo que propusemos. E agora que se faça o resto!", insistiu.

Marcações: Silvares, reunião camarária, acessibilidades, Mouril, Reboto, Candoso S. Martinho

Imprimir Email