PCP pede ao Governo medidas urgentes para o sector têxtil e do vestuário

A deputada do PCP na Assembleia da República, Carla Cruz, fez esta segunda-feira em Guimarães a apresentação pública do projecto de Resolução do PCP que recomenda ao Governo a adopção de medidas urgentes para defesa do sector têxtil e do vestuário nas regiões do Ave e Cávado.

Em dezembro de 2018, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministro Adjunto e da Economia sobre a situação do setor da confecção de vestuário alertando para a situação "difícil com as micro, pequenas e médias empresas estavam a viver face à insuficiência de regulamentação do regime de subcontratação sem qualquer regulamentação que impera". Segundo o partido, a resposta do Ministro "claramente insuficiente face à gravidade da situação" e nesse seguimento  o Grupo Parlamentar do PCP apresenta uma iniciativa legislativa que insta o Governo a tomar medidas que apoiem este setor e as micro, pequenas e médias empresas.

O PCP sugere ao Governo proceda ao recenseamento urgente das micro, pequenas e médias empresas do sector têxtil e vestuário sitas na região do Ave e Cávado que atravessem dificuldades económicas fruto da diminuição de encomendas.

O partido pretende ainda que se crie um plano de emergência destinado às micro, pequenas e médias empresas, particularmente do setor do têxtil e do vestuário, que contemple um Fundo de Segurança de Subcontratação, um programa de intervenção direcionado para trabalhadores do sector do vestuário em situação de desemprego e um programa específico de apoio às micro e pequenas médias empresas.

segunda, 08 abril 2019 11:15 em Política

Marcações: Política, Carla Cruz, PCP, sector têxtil

Imprimir