Grupo de moradores da Costa quer assembleia de voto na Escola EB 2, 3 João de Meira

Um grupo de moradores da Costa quer que a assembleia de voto da freguesia passe a funcionar na Escola EB 2, 3 João de Meira. A proposta foi apresentada ao Presidente da Câmara de Guimarães para que seja alterado o local das eleições que tem funcionado no edifício da Escola EB1 de São Roque.
Francisco Tadeu, um dos subscritores da proposta, justificou o pedido, considerando que a EB 1 de S. Roque já "não é um espaço central da Costa e está situada num extremo da freguesia". "Há uma zona nova urbanizada, onde está concentrado um grande número de habitantes da freguesia e a EB 2, 3 João de Meira garante melhores condições", acrescentou, explicando que na área envolvente à EB 1 de S. Roque "há pouco espaço para estacionamento para as pessoas poderem exercer o seu direito de voto e quem tiver de se deslocar de transportes públicos poderá ter de apanhar dois autocarros".

Francisco Tadeu adianta que espera uma resposta do Presidente da Câmara até ao próximo dia 21, admitindo a possibilidade de apresentar igualmente o pedido ao Tribunal de Guimarães.
Confrontado com esta proposta, o Presidente da Junta da Costa, Carlos Coimbra, manifesta-se contra lembrando que a escola de S. Roque "é mais central e mais acessível para a população idosa da freguesia".
Dizendo-se "perplexo", o Presidente da Junta considera que a proposta tem "um cunho político", feita por "um grupo que quer fazer política".

De acordo com a legislação em vigor, os locais de voto das eleições europeias de 26 Maio têm de ser decididos pelo Presidente da Câmara até ao próximo domingo. Ora, o Grupo Santiago sabe que Domingos Bragança, depois de ouvir a junta de freguesia, já decidiu e manteve o local de voto na Escola EB1 de S. Roque.


quinta, 18 abril 2019 11:21 em Política

Marcações: eleições, Costa, S. Roque

Imprimir