Parque de Estacionamento de Camões entra em funcionamento durante o Verão

O novo Parque de Estacionamento da Camões vai entrar em funcionamento durante o Verão. A garantia foi deixada pelo Presidente da Câmara de Guimarães, durante a reunião do Executivo vimaranense, realizada esta quinta-feira. 

A obra está na recta final e Domingos Bragança espera que o investimento do Município contribua para o reforço do dinamismo no miolo central da Cidade, suprimindo "um dos bloqueios apontados ao desenvolvimento do comércio que é a falta de parques de estacionamento de proximidade". "São 400 lugares que darão uma grande proximidade ao comércio, restauração e serviços, tornando também mais confortável viver na Cidade", acrescentou o Presidente da Câmara de Guimarães, ao adiantar que visitou recentemente as obras do parque de estacionamento que já estão na recta final, indicando que não será inaugurado durante as comemorações do 24 de Junho.

"O parque vai ser inaugurado e entrará imediatamente em funcionamento, quando tudo estiver operacional, porque está previsto o ajardinamento com relva natural da superfície superior", acrescentou, à margem da discussão da proposta referente ao regulamento do parque de estacionamento de Camões, aprovada por unanimidade pelo Executivo.

O novo parque funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano. Durante a noite, entre as 20h00 e as 8h00, será gratuito para os residentes do Centro Histórico intramuros e das artérias Rua da Caldeiroa, Rua Padre Augusto Borges de Sá, Rua da Liberdade, Rua D. João I, Rua Dr. Bento Cardoso, Rua e Travessa de Camões, Largo Valentim Moreira de Sá, Largo do Toural, Rua de Santo António, Rua Gil Vicente e Rua Paio Galvão. Já a ocupação diurna terá um custo mensal de €16,00.

Na apreciação, o Vereador do PSD, André Coelho Lima, recordou que defendeu uma solução diferente para o estacionamento de proximidade, mas justificou o voto favorável com o facto do projecto encontrar-se "consolidado". "Faz sentido as 24 horas de funcionamento e a dispensa de pagamento durante o período nocturno para os moradores", afirmou, querendo saber "se o Presidente da Câmara comprometeu-se com os comerciantes para a utilização gratuita do parque".

Na reacção, o Presidente da Câmara vincou que o texto correspondia à "sua proposta para a utilização do parque", alertando para a necessidade de definir limites para as assinaturas mensais nos parques de estacionamento". "Não se pode cair numa situação de ter o parque vazio e não se poder estacionar, tem de existir possibilidade de aparcamento rotativo para quem precisar de fazer vida na Cidade, senão transformam-se os parques em garagens", observou, anotando: "se o comerciante for residente beneficiará de estacionamento gratuito no período nocturno".

No âmbito da entrada em funcionamento do novo parque de estacionamento, foi ainda aprovada por unanimidade uma proposta de alteração de trânsito nos arruamentos compreendidos entre a Rua do Mercado Municipal e o Largo do Toural.

 

quinta, 30 maio 2019 15:26 em Política

Marcações: Parque de Estacionamento de Camões

Imprimir