Guimarães festeja mais um aniversário da Batalha de S. Mamede

Esta segunda-feira é feriado Municipal em Guimarães. Festeja-se mais um aniversário da Batalha de S. Mamede onde os apoiantes do jovem Afonso Henriques derrotaram as tropas da sua mãe, D. Teresa, que contavam com o apoio do conde galego Peres de Trava.

O programa que assinala os 891 anos da Batalha de S. Mamede começa às 9h30 com o hastear das bandeiras no edifício da Câmara Municipal, com a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. Segue-se uma missa solene, às 10h00, na Igreja da Oliveira. Na mesma hora será dada a partida para o passeio de bicicleta «Dia Um de Portugal», com presença assegurada dos ciclistas profissionais Tiago Machado e José Mendes. A concentração está marcada para as 9h00, junto ao Estádio D. Afonso Henriques.

Às 11h30 procede-se à inauguração da Escola Básica das Taipas.

O momento alto das comemorações, a tradicional sessão solene de aposição de medalhas honoríficas, está marcada para as 18h00, no Paço dos Duques de Bragança e que será presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade - Ambiente e Transição Energética José Mendes.

Serão condecorados com medalhas de Mérito Cultural Alexandra Gesta, Carlos Poças Falcão, Francisca Abreu e Isabel Fernandes.

Ao Presidente da República foi atribuída a Medalha de Honra da Cidade mas dada a sua ausência, Marcelo Rebelo de Sousa apenas receberá a mais alta distinção Municipal no próximo ano, altura em que presidirá às cerimónias.

segunda, 24 junho 2019 08:38 em Política

Marcações: Comemorações do 24 de Junho

Imprimir