Aprovado lançamento de concurso para requalificação do centro cívico das Taipas

A Vereação vimaranense aprovou por unanimidade o início do procedimento concursal para a obra de requalificação do centro cívico das Taipas, no valor de 4 milhões 697 mil euros.

Na análise da proposta, o Presidente da Câmara alertou que a adjudicação da empreitada fica condicionada à aquisição por parte do Município de duas parcelas de terreno cuja expropriação se encontra em curso. Domingos Bragança recordou, em 2013, assumiu que a requalificação da centralidade das Taipas ocorresse "como se fez no Largo do Toural, entregando o projecto à Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, para concretizar uma reabilitação profunda naquele espaço. "Demorou muito tempo, passou um mandato e não o conseguimos fazer. O projecto está feito e foi debatido com a comunidade", assinalou, apontando: "que agora passados seis anos é que está a ser lançado o concurso para a execução da obra".

"Com o consenso possível, segue o concurso", prosseguiu, ao avisar: "o valor é muito elevado, porque é grande a intervenção e tem de haver concorrentes interessados". "Se tudo correr bem, o mais tardar no princípio do próximo ano estará no terreno", perspectivou o Edil, adiantando que a intervenção terá uma duração de dois anos.

O vereador do PSD, André Coelho Lima, justificou o voto favorável, considerando que "é uma obra muito importante para Guimarães". "A vila das Taipas é o segundo centro urbano do Concelho, a seguir ao da Cidade, e tem uma área central que carece de organização - a Avenida da República precisava de uma estruturação de uma ponta à outra com coerência", apontou, ao lembrar que, em 2013, no âmbito da candidatura que liderou à presidência do Município assentava em "duas traves mestras, a ligação Guimarães - Taipas e a requalificação de oito centros cívicos de vilas e duas freguesias". "Só não foi apresentado projecto para a vila das Taipas, porque revestia-se de enorme complexidade e havia apenas o compromisso", comentou André Coelho Lima, assinalando que o facto de verificar que a intervenção está a dar passos o deixa "feliz". "Isto é a parte boa que tem a política, que é a parte em que ela contribui para a melhoria da vida das populações", sustentou.

Marcações: Taipas, reunião camarária, requalificação, centro cívico

Imprimir Email