Secretariado do PS de Guimarães acusa concelhia do PSD de divulgar «dados falsos» sobre desemprego

O Secretariado da Concelhia do PS de Guimarães veio a público esta quarta-feira acusar a concelhia do PSD de divulgar "uma nota sobre o desemprego em Guimarães com dados falsos".

Em comunicado enviado esta tarde, o Secretariado da concelhia socialista classifica: "É uma forma de fazer política que repudiamos". "O desemprego é um drama social que fere a sustentação económica, a dignidade e a auto estima de qualquer trabalhador, quando sucede, pelo que não deve ser usado como arma política quando nada mais há para dizer e muito menos para desviar atenções do momento delicado que atinge o PSD", refere a nota de imprensa.
"Não há desemprego negro em Guimarães como houve no tempo do governo Passos Coelho/Portas, mas pelos anúncios da imprensa vai haver desemprego político de muitos dos dirigentes do PSD após as próximas eleições", acrescenta.

"Todos reconhecem que o crescimento económico dos últimos quatro anos foi muito bem sucedido com a criação de emprego no país, no Vale do Ave, em Guimarães", continua.

"Na região subsistem alguns casos particulares de desemprego mas a realidade das empresas é a dificuldade em recrutar os trabalhadores que procuram e necessitam. Fantasiar com o contrário, como faz o PSD, só representa falta de ideias para fazer oposição", considera o secretariado da concelhia do PS Guimarães, lamentando que "o PSD queira levar o debate político para aí".

"O Município de Guimarães tem políticas activas de apoio à economia local que são prosseguidas pela Divisão de Desenvolvimento Económico, criada em 2013, no início da presidência de Domingos Bragança, que abriu novas relações Câmara/empresas. A recente apresentação do programa I9G que agregou dezenas de empresas e Município para a criação de uma Academia de Indústria, que foi presente em sessão pública ao Ministro da Economia, em Guimarães, é uma medida estrutural que muito beneficiará a economia concelhia", lê-se.

"Guimarães é exemplo na redução do desemprego a nível nacional e quando comparamos dados anuais, de dezembro de 2014 em que governava o PSD/CDS a dezembro de 2018 com a governação socialista, verificamos que o desemprego a nível nacional reduziu na ordem dos 43%, ao passo que em Guimarães a taxa de redução foi de 49%, gerando-se assim 6% mais emprego do que a nível nacional", prossegue, terminando: "o PSD sabe disso, mas continua a fazer oposição por obrigação, com falsidades. Não se ajuda a si próprio, muito menos Guimarães".

Marcações: desemprego, PS de Guimarães

Imprimir Email