O que fez o actual Governo por Guimarães? O balanço feito na reunião do Executivo vimaranense

O que fez o actual Governo por Guimarães? O Vereador do PSD, André Coelho Lima, cabeça de lista do partido pelo Círculo Eleitoral de Braga, aproveitou o período antes da ordem do dia, na reunião do Executivo vimaranense, realizada ontem, para "tocar" nos temas relacionados com o Concelho que motivaram intervenções em tempo de campanha, sentenciando que "não se viu a presença do Governo".
Na resposta, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, reagiu e avaliou: "este Governo tem feito muito por Guimarães, em parceria com a Câmara Municipal".

Logo na abertura da sessão, André Coelho Lima justificou que, após ter promovido quatro conferências de imprensa, na qualidade de candidato, relacionadas com o Concelho de Guimarães, "fazia sentido" trazer os assuntos para a reunião do Executivo. Em concreto, referiu-se ao posto da GNR de Lordelo, "o único passo foi de natureza burocrática", ao Bairro da Emboladoura, "foi aprovado um documento que permite à Câmara resolver o problema" e a Via do Avepark em que "dois anos após a assinatura do protocolo, ainda não começou a obra de desnivelamento da rotunda de Silvares", fazendo ainda alusão ao projecto de requalificação que a Coligação Juntos por Guimarães apresentou nas últimas autárquicas para a estrada Guimarães-Taipas e aos problemas que enfrentam diariamente os automobilistas que atravessam aquela via.

"Não se viu a presença do Governo no Concelho. Até na transferência efectiva de financiamento para a Plataforma das Artes e da Criatividade... Os vimaranenses não viram investimentos da Administração Central e os passos que foram dados graças à Câmara", considerou o representante do PSD.

O Presidente da Câmara rebateu, precisando: "andamos 20 anos para conseguir o novo posto da GNR de Lordelo, atravessamos vários Governos e foi este que protocolou com o Município a construção, ficando a Câmara com a responsabilidade de elaborar o projecto, de acordo com o programa funcional do Ministério da Administração Interna (MAI)". "É este Governo que está a resolver! O projecto está pronto e a ser reformulado. Temos terreno no Parque Industrial de Mide. O processo está em curso e é irreversível. O posto das Taipas terá obras de beneficiação que o MAI fará a todo o momento. "
Quanto ao Bairro da Emboladoura, Domingos Bragança assinalou que "só com a legislação produzida pelo actual Governo foi possível ao Município desenvolver um plano local para garantir apoio à melhoria das condições de habitação no Concelho".

Pronunciando-se sobre a via do Avepark e desnivelamento da rotunda de Silvares, o Edil recordou o acordo celebrado com o Governo e a Infraestruturas de Portugal, em 2017. "Pela primeira vez, o Governo assume o financiamento do desnivelamento da rotunda de Silvares. O anterior Governo criou dificuldades, mesmo no tramo de Mouril à Variante de Creixomil, obrigou à elaboração de um estudo de tráfego automóvel antes da execução da obra". "Este Governo ouviu e incluiu a obra no Programa de Valorização das Áreas Empresariais, com um investimento de 18,4 milhões de euros.

"O estudo de impacto ambiental da Via do Avepark está a ser analisado pelo Ministério do Ambiente... Esta via vai limitar o trânsito na EN 101, permitindo intervir de forma a tornar a via mais urbana", frisou Domingos Bragança, realçando que a intervenção integra o desnivelamento da rotunda de Silvares, a construção de uma nova rotunda em Ponte e a construção da nova ligação entre Ponte e Barco.

O Presidente da Câmara informou que a empresa vimaranense Cândido José Rodrigues ficou classificada em primeiro lugar no concurso público da IP para a construção do desnivelamento da rotunda de Silvares, e que o segundo concorrente - a ABB - apresentou uma impugnação. "A todo o momento espero que o conflito de concorrentes seja ultrapassado para a obra entrar em execução...", comentou.

O Autarca aproveitou para lembrar que o actual Governo, através do Ministério da Justiça, garantiu a Guimarães a construção de um novo edifício para o Tribunal das Varas Mistas, observando que "o projecto foi entregue à Universidade do Minho". Acrescentou ainda que foi o Ministério da Ciência e Tecnologia que outorgou a criação da Escola/Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em Guimarães, permitindo a recuperação da Casa do Costeado, assim como as condições para a criação do Instituto Cidade de Guimarães, revelando que "o Tribunal de Contas já deu visto ao contrato de adjudicação da obra" que poderá começar ainda este mês ou no próximo. "Este Governo tem feito muito por Guimarães, em parceria com a Câmara Municipal", indicou Domingos Bragança, no período antes da ordem do dia da reunião do Executivo.

Marcações: reunião camarária

Imprimir Email