Futuro do Centro Internacional das Artes José de Guimarães debatido na reunião do Executivo

A discussão em torno do futuro do Centro Internacional das Artes José de Guimarães voltou a motivar divergências entre a maioria socialista e a oposição, na reunião do Executivo vimaranense.

Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, o vereador do PSD, Ricardo Araújo, confrontou a maioria socialista com as preocupações demonstradas pelo artista José de Guimarães, numa entrevista recente, quanto ao futuro do Centro Internacional sem "apoios e financiamento assegurados pelo Governo". "Aquilo que tem sido feito não está ao nível do que Guimarães pretende", afirmou Ricardo Araújo, indagando sobre os resultados da reflexão sobre o papel da Plataforma das Artes e da Criatividade prometida anteriormente pelo Presidente da Câmara. "Objectivamente qual a estratégia para melhorar o trabalho desenvolvido para a PAC e internacionalizar o CIAJG?", interrogou, continuando: "já temos finalmente um novo Director?". "Quais as diligências para reclamar vivamente junto do Governo quais as diligências para reclamar o apoio devido a Guimarães", foi outras das questões lançadas pelo Vereador do PSD.

Na reacção, a Presidente em Exercício detalhou pormenorizadamente as conclusões da reunião do Conselho Consultivo do CIAJG, realizada em meados de Outubro, anunciando o agendamento de um segundo encontro para Março. "Foi 'unânime' entre os participantes o parecer quanto "à efectiva valorização e diferenciação do que é o CIAJG no panorama nacional, reconhecendo o trabalho do Nuno Faria nos últimos anos, e a dificuldade em 'entrar' no grande público", disse Adelina Paula Pinto, sustentando que foi apontada a necessidade da obra do artista estar mais presente no Centro. "As pessoas vêm mais à procura da obra de José de Guimarães, do que pelas suas colecções", prosseguiu, frisando também a importância de uma "maior abertura à arte mais local, num cruzamento com a componente expositiva e com o trabalho de José de Guimarães", assim como "a outros públicos" fruto do trabalho do serviço educativo e de mediação cultural.

Quanto ao novo Director do CIAJG, Adelina Paula Pinto referiu que está a ser traçado o perfil para a abertura do respectivo concurso. "Não pode ser uma pessoa que esteja ausente de Guimarães e tem de garantir uma visão nacional e internacional", observou, realçando que o artista José de Guimarães "está disponível para fazer futuro com o Centro" e reconhecendo que o CIAJG precisa de mais apoio do Governo para conseguir a desejada projecção internacional.

segunda, 11 novembro 2019 14:59 em Política

Marcações: reunião camarária, Centro Internacional das Artes José de Guimarães

Imprimir