Presidente da Câmara quer garantir ampliação de todos os parques industriais de Guimarães na revisão do PDM

O Presidente da Câmara de Guimarães anunciou esta segunda-feira que já deu orientações aos técnicos da Autarquia que acompanham o processo de revisão do Plano Director Municipal para que seja salvaguardada a ampliação de todos os parques industriais, bem como a construção do novo empreendimento do género na zona sul do concelho.

Em declarações prestadas aos jornalistas, no final da reunião do Executivo realizada esta segunda-feira, Domingos Bragança fez alusão à revisão do PDM, adiantando que a Autarquia recebeu já os contributos da discussão pública. "As equipas técnicas estão a trabalhar conjuntamente com as diversas entidades que tutelam o PDM. A orientação que estou a dar à equipa técnica da Câmara Municipal é no sentido de que todos os parques industriais existentes no concelho, todos, têm de ser ampliados", afirmou, advertindo que "esta revisão destina-se a fazer ajustamentos de um conjunto de legislação que foi surgindo e que teve de ser adequada ao PDM existente".

"Já que fazemos este processo de revisão, eu quero a ampliação dos parques industriais esteja assegurada e quero que seja trabalhado o modelo que garanta o novo parque industrial na zona Sul do concelho", adiantou, ao realçar que igualmente a importância de acautelar "toda a área envolvente à variante que vai de Brito a Pevidém - salvaguardando o que tem de ser salvaguardado - porque é uma área bem servida de vias, próxima da auto-estrada e poderá ter uma prioridade na instalação industrial".

Domingos Bragança mencionou o contrato de urbanização industrial previsto para Silvares "com a cooperação de todos os proprietários e intervenção da Câmara", considerando que "poderá ser um bom modelo para trabalhar estas ampliações, nomeadamente o grande parque na zona Sul do Concelho, de modo a corresponder às solicitações que possam ser feitas, nas diligências que estamos a fazer para a instalação industrial que pretendemos que seja cada vez mais robusta". "Guimarães tem uma grande atractividade excepcional, nomeadamente por ter um conjunto de centros de competência na produção de conhecimentos científico da Universidade do Minho, da Universidade das Nações Unidas e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave", assinalou o Autarca, mostrando-se empenhado na captação de novas empresas para o território para concretizar "a transferência de saber" e "caminhar para a diversificação industrial".

Marcações: reunião camarária, Plano Director Municipal, Parques industriais

Imprimir Email