Câmara de Guimarães vai preservar antiga fábrica do Arquinho



A Câmara garantiu a preservação da antiga fábrica do Arquinho, na Rua da Caldeiroa. A decisão foi confirmada ao Grupo Santigo pelo Presidente da Câmara no âmbito do acordo estabelecido com o promotor imobiliário que vai implementar um projecto urbanístico na área situada entre a Avenida D. Afonso Henriques, Rua da Caldeiroa e Rua Colégio Militar e que deverá ser aprovado na reunião do Executivo Municipal da próxima segunda-feira.
Domingos Bragança salienta a importância do acordo considerando "a memória que a antiga undidade fabril representa para a comunidade vimaranense". 

O Presidente da Câmara acrescentou que ainda não está decidido a ocupação que será dada ao edifício, admitindo que as antigas instalações fabris poderão ser para serviços culturais, de ciência ou mesmo sobre a identidade da comunidade vimaranense.
Certo, segundo Domingos Bragança, é que na antiga fábrica do Arquinho não será instalada a tão desejada Loja do Cidadão.
"Pretendemos instalar a Loja do Cidadão num espaço mais central da Cidade", salientou o Presidente da Câmara.

A aprovação da proposta para a execução do projecto de urbanização promovido pelos empresários vimaranenses da família Herculano Fernandes consagra a construção de uma nova via que ligará a Avenida D. Afonso Henrioques à Caldeiroa e à zona do GuimarãeShopping.  A HJF Imobiliária SA suporta a construção de todas as vias necessárias à viabilização de um supermercado Mercadona de média dimensão, bem como as fundamentais para todo o restante loteamento habitacional.
Domingos Bragança salienta a importância da nova via que "acrescentará cidade de qualidade" a Guimarães.


Marcações: Mercadona, urbanização , Arquinho

Imprimir Email