Via Verde vai passar a funcionar nos parques de estacionamento de Guimarães em 2020

O sistema Via Verde vai passar a funcionar nos parques de estacionamento públicos de Guimarães no início do próximo ano. A medida foi anunciada na reunião do Executivo vimaranense, após uma intervenção do Vereador do PSD, André Coelho Lima.

No período antes da ordem do dia, o representante social-democrata assinalou que "19 municípios portugueses têm a via Verde instalada nos seus parquímetros e que, em Guimarães, o sistema não funciona sequer nos parques de estacionamento do Município". "Somos das raras Cidades por onde eu ando que não tem Via Verde", afirmou, sustentando que tal situação "não dá uma boa imagem" e considerando que a adesão à Via Verde poderia facilitar o acesso aos parques de estacionamento. “Com a abertura do Parque Camões, admitia-se que tivesse esta valência”, continuou André Coelho Coelho Lima, perguntando quando irá avança a adesão a este sistema.

Na resposta, o Presidente da Câmara começou por esclarecer que o sistema foi equacionado aquando da abertura do Parque de Estacionamento de Camões, não tendo sido logo adoptado por motivos económicos, "devido à percentagem exigida pela Via Verde no valor do tarifário". Porém, justificou, "já dei instruções para que se avance nesse sentido". "A Via Verde vai ser instalada numa primeira fase nos parques de estacionamento e depois nos parquímetros"; salientou Domingos Bragança, considerando que esse sistema "é indutor do aparcamento automóvel". "É para negociar o melhor preço, mas é para avançar", disse.

A Vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, Sofia Ferreira, acrescentou que, "no início do ano, o sistema poderá funcionar nos parques de estacionamento".

Durante a discussão do assunto, o Vereador do PSD, André Coelho Lima, defendeu que a Autarquia "deveria ter uma posição mais firme perante o estacionamento abusivo em zonas de estacionamento proibido, quando na proximidade existem soluções de aparcamento".

O Presidente da Câmara manifestou concordância com a observação. "É uma indecência do ponto de vista da cidadania e na Rua Dr. José Sampaio é frequente", referiu, sublinhando que já pediu às forças de segurança, nomeadamente à Polícia Municipal e à PSP "tolerância zero quando há oferta de estacionamento nas imediações". "Não se pode tolerar a transgressão. Estamos a criar situações favorecimento a quem transgride", insistiu, admitindo que é preciso reforçar a sinalização do Parque Camões, advertindo: "é um parque para ter rotatividade e não para funcionar como uma garagem".

segunda, 09 dezembro 2019 14:16 em Política

Marcações: reunião camarária, Via Verde

Imprimir