Obras previstas para 2020 em Guimarães vão exigir "paciência" e Silvares será zona mais crítica

O Presidente da Câmara apelou à  “compreensão” e “paciência” dos vimaranenses para lidarem com os previsíveis transtornos na mobilidade, motivados pelas várias obras projectadas para 2020 no Concelho, com maior incidência na zona de Silvares.

 “O desnivelamento da rotunda de acesso à auto-estrada deverá começar no primeiro trimestre, apenas aguardamos o visto Tribunal de Contas ao contrato de adjudicação”, esclareceu o Presidente da Câmara, em declarações prestadas no final da reunião do Executivo, em que realçou que a obra resulta de uma “reivindicação” da Autarquia à Infraestruturas de Portugal (IP) e ao Governo, no âmbito do projecto da Via de Acesso ao AvePark. 

“A Câmara Municipal realizou um protocolo onde assume o financiamento de 20 por cento do valor da obra e a IP assumem cerca de 80 por cento, com a missão de liderar todo este projecto”, disse.

O foco dos projectos de intervenção na rede viária previstos para 2020 abrangerá a zona de acesso à auto-estrada, em Silvares. “Vamos ter um ano de 2020 com muita obra na rede viária e poderá causar incómodo aos cidadãos, nesse sentido apelo à paciência de todos”, sublinhou Domingos Bragança, informando que estão incluídas as obras de construção da via de ligação da rotunda de Reboto a Mouril, cujo relatório final respeitante ao concurso público aprovado por unanimidade pela Vereação, num valor superior a um milhão de euros, assim como a construção, pelo promotor da urbanização, da variante da rotunda de Mouril à rotunda do Pinheiro Manso e a nova via prevista, no operação urbanística respeitante à Plataforma de Terciarização de Silvares.

Para além destas obras, Domingos Bragança mencionou ainda os projectos de beneficiação e reperfilamento na estrada que liga Fermentões, Pencelo e Selho S. Lourenço à EM 582 (Rua Engº Duarte Amaral), assim como a intervenção na rua 24 de Junho, em Aldão, e a rua Nossa Senhora da Guia, em Atães. O ano de 2020 ficará ainda marcado pelas intervenções já anunciadas na Rua D. João I, Rua da Caldeiroa e Rua Padre António Caldas, sob a responsabilidade do Município de Guimarães. No âmbito do investimento de promotores privados ao nível da rede viária perspetiva-se ainda o início do projecto que estabelecerá a ligação da Avª D. João IV à Rua António da Costa Guimarães (Urgezes).

 “Estamos desenvolver Guimarães e esperamos um pouco a compreensão dos vimaranenses no sentido de eventual transtorno ao nível da mobilidade, mas é sempre em prol de um futuro melhor”, apelou Domingos Bragança.

Marcações: Silvares, obras, desnivelamento

Imprimir Email