Deputado do Bloco de Esquerda procurou inteirar-se da situação de emprego da região

O Deputado do Bloco de Esquerda, José Maria Cardoso, realizou esta segunda-feira uma visita ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Guimarães. Segundo o bloquista, a visita serviu para o partido inteirar-se da situação de emprego da região do Ave.

"O objectivo era ter um conhecimento mais aprofundado da realidade do trabalho e emprego desta região do ave. Nós temos intenção em acompanhar esta área, ao nível dos trabalhadores, das empresas e da riqueza na região. Estamos a tentar perceber se há alguma situação que podemos fazer alguma coisa do ponto de vista político, uma vez que está a decorrer a discussão e o debate da especialidade. É importante reuniremos de dados para a discussão política", explicou.

No final da visita, em declarações aos jornalistas, José Maria Cardoso afirmou que a reunião serviu "mais para ouvir do que para intervir", tecendo alguns comentários à situação de emprego na região. "Não havendo um aumento de desemprego neste Centro, percebe-se que o emprego não é muito seguro. O nível de qualificações também tem de conhecer uma melhoria. Essa compensação deverá ser feita em parte pelo Estado, mas também das próprias empresas. O que nós percebemos é que existe uma espécie de escapatória das empresas para não pagar os custos da formação, passando para o Estado. Ou seja, muitas vezes é o Centro de Emprego a fazer a formação, quando seria competência das empresas porque está assim estabelecido", referiu o deputado bloquista, acrescentando que "há ainda abuso nos contratos de emprego inserção. "Há que fazer um controlo mais importante", disse.

José Maria Cardoso referiu ainda que o nível de qualificação dos trabalhadores não é reflectido no seu salário. "Têm existido uma adaptação dos trabalhadores às novas tecnologias, mas esssa novas competências não se traduzem em compensações salariais", concluiu.

segunda, 20 janeiro 2020 14:55 em Política

Marcações: Bloco de Esquerda, desemprego, José Maria Cardoso

Imprimir