32 Municípios partilham de experiências no âmbito do Orçamento Participativo

32 autarquias estão hoje presentes numa sessão de partilha de experiências no âmbito do Orçamento Participativo no Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

A “Análise Técnica do Orçamento Participativo” é o tema em destaque no 17.º Workshop da WireAcademy, que ao longo do dia vai abordar estratégias, procedimentos e casos práticos com participantes.

"O objectivo é juntar técnicos eleitos municipais sobre o tema do Orçamento Participativo e debater casos práticos, perceber as boas práticas, partilhar experiências e aprender todos com todos, criando uma rede", explicou César Silva, responsável da WireAcademy.

César Silva referiu que o eventos está "cheio de bons exemplos", sendo Guimarães "um excelente exemplo", que tem um Orçamento Participativo com "história". "Entre outros, Valongo teve prémios a nível nacional e Seia tem a maior taxa de participação em termos de população", disse.

Criar, simplificar e gerir a análise técnica de um Orçamento Participativo são os pontos base que os técnicos e eleitos municipais trabalharam em prol de melhores resultados na participação das suas comunidades na autarquia.

"Com a excepção de poucos que são um mau exemplo, porque são mesmo muito maus, todos os outros são bons exemplos. Foram momentos em que o executivo partilhou o seu poder com o povo e o povo decidiu. É um instrumento de Democracia ao seu mais alto nível", apontou o responsável da WireAcademy.   

Na abertura da sessão, Adelina Pinto, Vice-presidente do Município, sublinhou que o Orçamento Participativo é um "caminho da Democracia". "Esta questão da participação exige uma forma de estar diferente de quem participa, mas também de quem está do lado das políticas públicas. É um trabalho que tem tem de ser feito em crescimento dos dois lados. Do lado de quem tem as decisões e abdica delas e do lado da sociedade civil que tem de deixar de criticar e apresentar soluções".    

Adelina Pinto revelou ainda que muitas das dúvidas do Município de Guimarães estão relacionadas com as "questões técnicas" e na "conclusão das propostas", acrescentando que o Orçamento Participativo vai "fluir naturalmente no futuro". 

Este evento é organizado pela WireMaze e em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães no intuito da promoção da democracia local e aproximar as autarquias aos seus munícipes.

Marcações: Orçamento Participativo, Workshop da WireAcademy

Imprimir Email