Vereação vimaranense aprovou apoios de 1, 5 milhões de euros para clubes e associações desportivas de Guimarães

A vereação vimaranense aprovou por unanimidade esta segunda-feira a atribuição de subsídios no valor de 1, 5 milhões de euros às associações desportivas do Concelho. Trata-se de um valor que duplicou relativamente ao ano passado.

Na análise da proposta, o Presidente da Câmara advertiu que o Município "não tem condições para todos os anos conceder apoios financeiros desta dimensão". "É um valor muito elevado e, por isso, temos de estar atentos porque depois há apoios atribuídos aos clubes que não se esgotam neste subsídio", considerou Domingos Bragança.

O Vereador com competências na área do desporto, Ricardo Costa, justificou os apoios com o investimento na melhoria das condições para a prática de diferentes modalidades. "É um ano ímpar porque estão contemplados muitos relvados sintéticos, o apoio à Guimagym e AJKP na construção de uma academia devido à sobrelotação da Academia de Ginástica e assim responder a essa necessidade. As associações fizeram um protocolo onde vão fazer a reabilitação de uma fábrica têxtil que está devoluta, numa zona da Cidade importante e onde terá uma dinâmica numa espécie de complexo onde se juntará saúde e bem-estar", assinalou o responsável, destacando também a importância do apoio à vila desportiva do Moreirense e às obras de beneficiação nos balneários da Academia e pavilhão do Vitória SC.

"São apoios extraordinários, mas temos de responder à necessidade que os clubes e associações desportivas têm demonstrado", apontou, realçando a preocupação com "a coesão territorial" como um critério para a concessão de apoios à colocação de relvados sintéticos nas instalações de alguns clubes.

O Vereador do PSD, André Coelho Lima, justificou o voto favorável, sublinhando que "aumenta o valor porque há investimentos de maior monta, nomeadamente pelo Vitória e pelo Moreirense". "Há valores elevados e investimentos extraordinários. Se há área onde faz sentido apoiar os clubes e instituições desportivas é no investimento, porque no dia-a-dia os clubes devem fazer a gestão com os meios que conseguirem gerar", afirmou.

Foto: Arquivo

 

Marcações: Desporto, reunião camarária, apoios

Imprimir Email