Trânsito automóvel condicionado no centro da Cidade de Guimarães a partir de Março

A Câmara Municipal de Guimarães vai implementar a partir de Março, aos fins-de-semana, uma experiência piloto de proibição de trânsito no centro da Cidade.

Em declarações ao jornal O Comércio de Guimarães, o Presidente do Município revelou que no âmbito dessa experiência a parte Norte da Alameda de S. Dâmaso e nascente do Toural e ainda a Rua de Santo António, serão encerradas ao trânsito.

"É uma experiência que vamos realizar agora que existe o Parque de Estacionamento de Camões", afirmou Domingos Bragança acrescentando que "se se vier a confirmar que só tem vantagens para o comércio e para o conforto das pessoas na fruição da Cidade, é uma medida que tornaremos definitiva".

Salientando que a grande afluência de pessoas ao centro da Cidade sempre que o tempo convida, não só de vimaranenses mas de muitas pessoas que nos visitam, dá força a esta opção, o Presidente da Câmara considera fundamental que "devolva o espaço público às pessoas".

"Ao fim-de-semana vejo que muitas pessoas das mais diversas freguesias do Concelho confluem para o centro da Cidade fazendo dela o ponto de encontro, numa cidade identitária de que todos temos um grande orgulho", referiu.

A propósito desta experiência piloto que se iniciará em Março, Domingos Bragança vinca a ideia de que "as cidades do futuro, como Guimarães quer ser, têm que devolver o espaço público às pessoas, para que possam usufruir dele sem preocupação com a insegurança motivada pelo trânsito". De resto, para o Presidente da Edilidade vimaranense, esta experiência "faz parte do caminho que Guimarães quer construir em ordem a um território sustentável e mais amigo do ambiente". E, na verdade, ao fim-de-semana, a par com o elevado número de pessoas a passear nas ruas centrais da Cidade, há também filas permanentes de automóveis em passeio a poluir sobremaneira o ambiente. Com esta medida as pessoas ganham mais espaço e também ambiente mais respirável.

quarta, 05 fevereiro 2020 08:30 em Política

Marcações: Guimarães, trânsito, Centro da Cidade

Imprimir