Taxa municipal de turismo em Guimarães aprovada pela maioria socialista

A aplicação de uma taxa municipal de turismo, no valor de 1 euro e 50 cêntimos, às dormidas em hotéis do Concelho de Guimarães, entre os meses de Maio e Outubro, foi aprovada esta segunda-feira pelo Executivo Municipal vimaranense. Os vereadores do PS votaram a favor da proposta, enquanto a Oposição votou contra.

Para o Vereador do PSD, Ricardo Araújo, o Município deveria estar empenhado no incremento do sector turístico, "com o foco na captação de mais turistas e no aumento do período de permanência". "As medidas deveriam contribuir para este objectivo e não para copiar políticas adoptadas em outros sítios para controlar situações de sobrelotação ou excesso de turismo", alertou, observando que "a taxa de ocupação média em Guimarães é inferior à média nacional".

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, alegou que as condições em que será implementada a taxa municipal de turismo "são prudentes", indicando que será cobrada a duas dormidas e aos maiores de 21 anos, estando previstas algumas isenções.

O Autarca destacou que Guimarães segue o posicionamento de outros municípios de "grande atracção turística", criando uma receita que permitirá reforçar o investimento na promoção do destino junto de segmentos considerados essenciais na estratégia definida para o sector.

A reportagem com a abordagem dos principais assuntos que dominaram as atenções na reunião do executivo poderá ser conferida no programa «Largo do Toural», da Rádio Santiago, no próximo sábado, entre as 11h00 e as 12h00.

 

 

segunda, 10 fevereiro 2020 15:13 em Política

Marcações: reunião camarária, taxa turismo

Imprimir