Vereação vimaranense aprovou a abertura do concurso público para o Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros

A vereação vimaranense aprovou esta segunda-feira por unanimidade a abertura do concurso público para o Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros no concelho de Guimarães.

Os detalhes da proposta foram apresentados na sessão pela equipa liderada por Álvaro Costa, prevendo-se que o início da exploração ocorra no dia 1 de janeiro de 2021.

A rede futura prevê o fim de tarifário dos TUG, sendo o tarifário de base quilométrica, estando prevista a integração com a rede da Cim do Ave.

O procedimento concursal assenta no modelo de concessão “net cost”, em que o operador explorará o serviço por sua conta e risco, explorando o serviço público em nome próprio, com 50 por cento da frota em veículos elétricos.

O prazo de concessão será de 10 anos, a frota terá de ser fornecida pelo operador, não inclui o transporte flexível, assumindo o Município o pagamento do valor máximo de remuneração unitária por veículo/km comercial de 0, 78 cêntimos.

De acordo com o caderno de encargos, o valor base máximo a assumir é de 30 milhões 905 mil 319 euros, ou seja, o Município poderá vir a ter de garantir cerca de 3 milhões de anos de investimento anual para garantir a futura concessão.

segunda, 09 março 2020 12:19 em Política

Marcações: reunião de câmara

Imprimir