COVID 19 - PSD propõe a criação de um Gabinete de Crise Intermunicipal

O Presidente do PSD, Bruno Fernandes, sugeriu ontem ao Presidente da Câmara, Domingos Bragança, através de chamada telefónica, que seja criado de imediato e no âmbito da CIM do Ave, um Gabinete de Crise Intermunicipal, face às previsíveis consequências da pandemia na economia do concelho. 

“Se é verdade que a principal preocupação neste momento se foca na saúde dos Vimaranenses e por esse motivo estamos totalmente solidários com as medidas adotadas pela autarquia, preocupa-nos muito as consequências deste problema no sector produtivo e no turismo de Guimarães”, refere Bruno Fernandes em comunicado.

Segundo o social-democrata, a indústria têxtil e o calçado, bem como o turismo sofrerão "graves consequências, com impacto fortíssimo ao nível social". "Sendo um problema nacional, ele terá maior impacto no vale do Ave, pelo que as estratégias a serem equacionadas não se devem limitar ao interesse de cada concelho. Se há momento em que se justifica uma concertação supra-municipal, as consequências da pandemia é um deles. Assim, recomendamos que a autarquia Vimaranense faça este trabalho junto da CIM do Ave, de forma que a posição adotada junto do Governo seja mais objetiva e eficaz".

Para Bruno Fernandes, as empresas e os trabalhadores "carecem de um apoio objetivo do Estado", que os "ajude a alavancar novamente os seus negócios". "Estratégia essa que a todos deve envolver, Governo, autarquias, empresários e trabalhadores", aponta.

O líder concelhio do PSD transmitiu ainda a Domingos Bragança que o "PSD estará sempre de acordo com o reforço de medidas que limitem ao mínimo indispensável os contactos sociais", pois acredita que "só desta forma poderemos interromper a cadeia de transmissão, eliminando o aumento galopante de infetados".

No contacto com o Autarca de Guimarães, foi ainda demonstrada" preocupação com a capacidade de resposta" do Hospital Senhora da Oliveira, sugerindo que sejam "criadas respostas de retaguarda, preparando equipamentos do município para receber infetados, caso se justifique". "Preocupação esta que a autarquia já equacionou", segundo Bruno Fernandes, que acrescenta que "mais do que reagir ao problema, temos de ter a capacidade de prever o pior cenário e estarmos preparados para ele. Sem alarme social, mas com consciência da gravidade e da dimensão que nos confronta o COVID 19".

O social-democrata sublinha que "este é um momento de união concelhia e nacional e por isso as divergências políticas ficam para segundo plano". "Reforçamos a nossa solidariedade com as medidas tomadas e a tomar pela autarquia, estando o PSD totalmente disponível para apoiar o seu reforço", frisa.

Na mesma nota, Bruno Fernandes deixa ainda um "reconhecimento" e "incentivo" aos profissionais de saúde. "Os tempos são de enorme exigência para todos, mas para eles em particular", conclui o líder do PSD de Guimarães, apelando ainda aos vimaranenses que "cumpram escrupulosamente as recomendações das autoridades".

terça, 17 março 2020 09:33 em Política

Marcações: PSD de Guimarães, Bruno Fernandes, covid-19

Imprimir