VÍDEO: Covid-19: Presidente da Câmara de Guimarães convoca vimaranenses: "o desafio é ficar em casa"

O Presidente da Câmara dirigiu esta segunda-feira uma mensagem aos vimaranenses em que reitera o apelo para que a generalidade da população fique em casa.

Num vídeo divulgado através das redes sociais, Domingos Bragança refere que "estamos a viver um tempo muito complicado das nossas vidas. Não só da vida do concelho de Guimarães, mas também do País, da Europa e do Mundo. A pandemia que vivemos, e que e veio transtornar as nossas rotinas de uma forma nunca antes sentida".

"Com serenidade e coragem tomaremos as decisões que protejam todos os nossos cidadãos, principalmente os mais frágeis", salienta o Edil, realçando que está a funcionar um plano de emergência social do Município que através da proteção civil vai tomando medidas essenciais para a segurança de todos os vimaranenses; um serviço de apoio aos idosos e às pessoas mais vulneráveis, um trabalho em rede com as nossas Juntas de Freguesia, com as nossas IPSS, com os nossos técnicos, com os projetos sociais". "Todos os idosos que estão sinalizados estão a ser contactados 2 vezes por dia e são verificadas e resolvidas as suas necessidades", afirma, acrescentando que foi criada uma rede de psicólogos "que vão dar todo o apoio psicológico em situações de isolamento, quer a idosos, quer a pessoas mais vulneráveis", assim como "uma Rede de Voluntários, devidamente preparados, em articulação com a Cruz Vermelha de Guimarães, para dar apoio local sempre que necessário".

O Autarca mencionou ainda que está a ser organizado "um espaço para acolher todos aqueles que necessitam de quarentena e não têm retaguarda familiar ou condições físicas para a fazer", assim como instalações "para alojar os sem abrigo com serviço de refeição, para que também eles consigam “ficar em casa”.

"Trabalhamos em estreita colaboração com o Hospital Senhora da Oliveira e com o Agrupamento de Centros de Saúde, nos mais variados âmbitos: ajuda na compra de material profilático, de ventiladores, de material diverso como batas, toucas ou óculos de protecção", realça, sublinhando que está a ser organizada uma base de dados de alojamento, quer para profissionais de saúde quer para possíveis infectados em recuperação ou quarentena".

"Estamos a acompanhar e tomaremos todas as medidas que forem necessárias para mitigar esta pandemia! Mas sozinhos não conseguimos, por favor fiquem em casa. Uma palavra especial para os idosos, nós vamos cuidar de vós, fiquem em casa e utilizem as nossas linhas de apoio!", expressa, manifestado "reconhecimento e gratidão aos Profissionais de Saúde, aos Cuidadores, aos trabalhadores de serviços essenciais do município e de todos os setores cruciais para a continuidade da vida em sociedade. É com a vossa dedicação, profissionalismo e trabalho incansável que estamos a ser capazes de combater este surto e é a vocês que agradeço em nome de todos os vimaranenses".

"Disponibilizamos 1 Milhão de Euros para a Proteção Civil, para acorrer à população de maior risco, criamos um Gabinete de Crise para a economia que pretendemos alargar ao Quadrilátero Urbano e juntamo-nos ao Vitória e à Liga de Amigos do Hospital e tantos outros cidadãos e empresas para ajudar o Centro Hospitalar do Alto Ave neste importante combate", prossegue, observando que "para a generalidade da população o desafio é ficar em casa". E dá sugestões: "lendo, praticando exercício físico, estando com os seus mais próximos, mas em casa. No recolhimento individual que resulta na protecção do coletivo".

"Hoje é o nosso tempo, o tempo de mostrarmos que seremos capazes de vencer esta batalha. Uma batalha inédita que nos põe à prova enquanto sociedade e que, com a nossa força coletiva, saberemos ganhar. Voltaremos à normalidade mais fortes e tomando as ações necessárias para que se recupere o tempo travado nesta guerra contra este inimigo invisível", conclui.

 

Marcações: Domingos Bragança, Presidente da Câmara de Guimarães, covid-19

Imprimir Email