Câmara de Guimarães entregou equipamentos para desinfecção aos Bombeiros



O Serviço Municipal da Protecção Civil da Câmara de Guimarães procedeu esta quarta-feira à entrega de equipamentos de desinfecção para ambulâncias e áreas fechadas aos Bombeiros de Guimarães e Caldas das Taipas e às forças de segurança. Vai ainda disponibilizar idênticos equipamentos aos Bombeiros de Vizela, Vila das Aves e Riba d’Ave, corporações cujas áreas de actuação integram freguesias de Guimarães.
Considerando as vantagens deste tipo de desinfecção aliada à rapidez deste processo, em minutos, o Canhão de Ozono será para intervencionar áreas de espaços fechados nomeadamente, salas de isolamento, locais de maior circulação de pessoas (salas de espera) e ambulâncias que merecem uma limpeza regular com a máxima desinfecção e rapidez possível e a situação actual relacionada com o novo coronavírus.
Com este equipamento será possível proceder ainda à desinfecção dos espaços de acesso ao público como a Central de Camionagem, o Mercado Municipal ou instalações do Município, bem como as viaturas das forças de segurança (Polícia Municipal, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana).
O ozono é o desinfectante mais eficaz para todo o tipo de microrganismos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O ozono não tem limites no número e espécies de microrganismos que pode eliminar, dado que actua sobre os mesmos a vários níveis. A oxidação directa da parede celular constitui a sua principal forma de acção. Esta oxidação provoca a ruptura da parede, permitindo que os constituintes celulares saiam para o exterior da célula. Também a produção de radicais hidroxila como consequência da desintegração do ozono na água que provoca um efeito similar ao exposto.


quarta, 08 abril 2020 21:28 em Política

Marcações: bombeiros, Câmara de Guimarães, equipamentos, desinfecção

Imprimir