PCP de Guimarães diz que não há transportes compatíveis com as necessidades da população

O PCP de Guimarães considera que em matéria de transportes públicos "não existem horários compatíveis com as necessidades da população". Em tempo de pandemia, a Comissão Concelhia considera que "cabe à Câmara Municipal", enquanto entidade concessionária do serviço público de transporte de passageiros no concelho de Guimarães, "exigir aos operadores privados o cumprimento das suas obrigações contratuais". Ou seja, o cumprimento das carreiras, horários que permitam aos utentes a deslocação para o seu local de trabalho, cumprindo-se o limite máximo de passageiros por autocarro, com garantias de segurança e desinfecção, conforme recomendações da DGS.

Salientando os transportes como factor determinante para a qualidade de vida dos vimaranenses, o PCP "lamenta que se afirme, sem pudor, que as empresas estão a tomar todas as medidas recomendadas pela DGS, quando é notório que assim não é".
Os comunistas vimaranenses diz que "todos os dias os passageiros são confrontados com autocarros cheios, sem que seja respeitado o limite máximo de ocupação", lamentando ainda que os trabalhadores tenham como "única protecção individual, a máscara descartável diária e uma viseira, sendo que se continua a fazer a venda de bilhetes a bordo com dinheiro sem que exista alguma forma de desinfecção para utentes ou para o próprio trabalhador".

"Os transportes públicos, com conforto, preços acessíveis, boa cobertura horária e com uso eficiente de energia são um direito da população. E os direitos não estão de quarentena", concluiu o comunicado do PCP.


segunda, 15 junho 2020 16:22 em Política

Marcações: transportes

Imprimir