PSD diz que desentendimentos na Vitrus explicam renúncia do Director Executivo

O PSD diz que "desentendimentos" com o Presidente do Conselho de Administração da Vitrus estão na base da alegada renúncia apresentada pelo Director Executivo daquela empresa municipal.

Na reunião do executivo Municipal desta quinta-feira, o vereador do PSD Hugo Ribeiro disse que a renúncia apresentada por Daniel Pinto indicia problemas na gestão da Vitrus.
Uma proposta da agenda da reunião sobre a minuta de contrato de gestor público do novo gestor da Vitrus foi aprovada com os votos do PS. Na votação, o PSD absteve-se.
Hugo Ribeiro disse que o sentido de voto da oposição é explicada pela "percepção que temos de que as coisas também não vão bem na Vitrus".
"O que é latente é que há um desentendimento na Vitrus entre o Presidente do Conselho de Administração e o Director Executivo", realçou.

Durante a reunião, Hugo Ribeiro solicitou ao Presidente da Câmara a "carta de renúncia" de Daniel Pinto para "aferir em que se materializa. Queremos saber em concreto os motivos principais que levaram à renúncia" de Daniel Pinto que já regressou ao seu lugar na Cooperativa Tempo Livre".

O Presidente da Câmara confirmou ter recebido o pedido de renúncia de Daniel Pinto, tendo manifestado disponibilidade para ceder à oposição uma cópia da carta. Domingos Bragança considera que este caso evidencia a necessidade de rever o modelo de gestão da Vitrus.
"De acordo com os estatutos, a Vitrus tem um Conselho de Administração composto por três pessoas, um presidente e dois administradores, sendo que o presidente não é executivo, cargo que é assumido por um director". Ora, segundo Domingos Bragança, esta realidade provoca "conflitos" entre os detentores dos cargos.

"A situação motiva que o director, em certas realidades do dia-a-dia da gestão da empresa, acabe por se sobrepôr à autoridade do presidente", diz Domingos Bragança.
Com a certeza de que o presidente "é sempre o rosto de uma empresa", o Edil considera que "o que temos que fazer é alterar os estatutos, fazendo com que o presidente seja executivo ou, não sendo o presidente, que seja um administrador" a assumir a responsabilidade pela gestão.


quinta, 18 junho 2020 15:09 em Política

Marcações: Vereação Municipal, Vitrus, PSD , Daniel Pinto , Hugo Ribeiro

Imprimir