BE propõe plano de emergência social e económico para distrito de Braga

A Comissão Coordenadora Distrital de Braga do Bloco de Esquerda reivindica um Plano de Emergência Económico e Social para o Distrito, no sentido de contribuir para respostas mais apropriadas às consequências da Covid-19.

No documento, o Bloco de Esquerda afirma que “num Distrito onde as fragilidades do tecido produtivo composto por uma malha de pequenas e microempresas, as dificuldades económicas inerentes aos baixos salários e a uma produção agroflorestal parcelar e de minifúndio e em que o sector de serviços tem um suporte muito volátil e sujeito às flutuações do mercado, podemos estar perante uma crise de repercussões socioeconómicas desastrosas”.

Por isso, o BE "exige medidas de curto e médio prazo capazes de atenuar os impactos dessa crise na resposta à calamidade do desemprego e da precariedade e pela garantia dos direitos e dos rendimentos”, bem como “a criação de respostas que assentem num paradigma de equilíbrio entre as actividades humanas e a natureza e que fomentem novas práticas produtivas e novos padrões de consumo, tendo em vista a transição para a descarbonização”.

Segundo o documento, este plano é necessário por se verificar “uma evidente falta no território e no combate à pandemia de uma organização regional descentralizada, com competências e legitimidade democrática próprias, tal como o BE defende e que há muito que devia estar instituída”. O plano apresenta propostas enquadradas nas dimensões económica e laboral; educação e cultura; social, habitação e saúde: território e transportes; agro e ambiental.


sexta, 19 junho 2020 15:21 em Política

Marcações: BE , Plano de Emergência Económico e Social

Imprimir