CDS questiona Governo sobre descargas poluentes no rio Vizela

O deputado do CDS Telmo Correia, eleito pelo círculo de Braga, questionou o ministro do Ambiente e Acção Climática sobre as mais recentes descargas poluentes no rio Vizela.

O CDS recomenda ao Governo que tome medidas para a despoluição do rio Vizela, afluente do rio Ave, investigue os incidentes de poluição nele ocorridos e elabore um plano para a recuperação das zonas envolventes. 

"No texto especifica-se, entre outros, que o Governo deve tomar medidas urgentes para a limpeza e despoluição das águas e margens do rio Vizela e efectuar, através do Ministério do Ambiente, uma investigação urgente aos incidentes de poluição ocorridos, bem como às condições em que empresas e outras entidades próximas do rio fazem descargas ou outras formas de poluição do rio Vizela, identificando todos os responsáveis, com vista ao apuramento de responsabilidades contraordenacionais e criminais e à aplicação de sanções às entidades poluidoras", pode ler-se no comunicado enviado às redacções.

O partido recomenda ainda a "verificação das condições de licenciamento e de laboração de todas as empresas, indústrias e explorações agropecuárias cuja actividade implique descargas para o rio Vizela, reforçando as acções de fiscalização e vigilância e a identificação e mapeamento das mais problemáticas. Acções de monitorização ambiental de toda a área envolvente do rio Vizela, um plano de despoluição e recuperação ambiental da bacia hidrográfica do Ave, um plano de vigilância, prevenção, controlo e mitigação para proceder à despoluição e recuperação de toda a zona e a avaliação da necessidade de redimensionar as infraestruturas ambientais existentes, designadamente da ETAR de Serzedo são outras das recomendações vertidas no texto", pode ler-se na nota enviada à redacção.

O CDS sublinha que "apesar desta recomendação emanada do Parlamento e de muitas acções da população de Vizela, nomeadamente através de petições, e dos próprios órgãos autárquicos, a verdade é que o problema se mantém".

segunda, 27 julho 2020 17:50 em Política

Marcações: CDS

Imprimir