Socialistas do distrito de Braga reúnem em Congresso sem consenso



O Congresso da Federação Distrital de Braga do PS realiza-se sábado, em Celorico de Basto.
A reunião dos socialistas de Braga vai decorrer de forma condicionada devido à pandemia. Em declarações ao Grupo Santiago, o presidente da Comissão Organizadora, Armindo Costa e Silva, diz que devido à Covid-19, apenas 150 dos cerca de 500 terão direito a participar presencialmente. Os que não têm lugar presencial vão acompanhar os trabalhos por via digital e votar por sms. 

A realização do evento obrigou à elaboração de um plano de contingência que respeita as normas das autoridades de saúde.
Os congressistas debaterão moções apresentadas pelo líder distrital socialista Joaquim Barreto e pelo vimaranense Ricardo Costa, derrotado nas recentes eleições para a Federação.
Armindo Costa e Silva espera um congresso com "debate e reflexão com elevação" de que resultem propostas que permitam fazer face à recuperação económica que "combata assimetrias e promova o desenvolvimento harmonioso" do espaço distrital com a certeza de que "os adversários não estão dentro do Partido".

A possibilidade de haver consenso entre as duas sensibilidades socialistas em nome da união do Partido, não se confirmou. Os contactos efectuados não tiveram êxito o que significa que haverá duas listas a disputar as eleições marcadas para o congresso,
nomeadamente para a Comissão Política.

Recorde-se que no Congresso Joaquim Barreto tem o apoio de 63% dos congressistas contra 37% dos apoiantes do socialista vimaranense Ricardo Costa.
O Congresso tem início às 14h30 e vai decorrer no cine teatro dos Bombeiros Celoricenses.


Marcações: Joaquim Barreto, PS , Ricardo Costa, Congresso Distrital

Imprimir Email