Covid-19: Equipa de profissionais especializados vão apoiar IPSS de Guimarães

A Câmara de Guimarães está a constituir uma equipa de profissionais especializados para dar apoio às instituições sociais a enfrentar situações de surtos de Covid-19, como o verificado no lar da Irmandade de São Torcato.
A revelação foi feita pelo Presidente da Câmara, Domingos Bragança, na reunião desta segunda-feira do executivo vimaranense, ao ser questionado sobre a evolução da situação epidemiológica no Concelho pelo Vereador do PSD, Bruno Fernandes.

Após ter admitido preocupação com o aumento do número de infecções no concelho, Domingos Bragança explicou em que consiste a equipa que está a ser constituída em articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.
"O que se pretende é criar equipas técnicas que tenham formação desde já, num trabalho entre a Segurança Social, a Câmara Municipal e a Cruz Vermelha, para que possamos ter uma resposta preparada para responder às necessidades das instituições que possam ser atingidas pela Covid-19", afirmou.

Para o Vereador do PSD, Bruno Fernandes este tipo de resposta é importante, embora tenha assinalado que é uma reacção ao problema verificado no lar de São Torcato.
"O surto já atingiu uma instituição de Guimarães e a equipa que o senhor Presidente definiu como prioritária na resposta a este tipo de situações ainda está em formação. Estamos de acordo que o Município tenha uma resposta efectiva e eficaz para socorrer as instituições sempre que necessário mas não tenho dúvidas que era preferível que não estivessemos a reagir e tivesse sido criada esta resposta no âmbito de um planeamento que não foi feito", sublinhou.

Durante a reunião, o Presidente da Câmara informou que amanhã, terça-feira, retoma o trabalho presencial, depois de ter cumprido o período de isolamento profilático preventivo. Domingos Bragança reiterou o apelo aos vimaranenses para cumprirem as recomendações e assim travar as cadeias de contágio que existem na comunidade.
Refira-se que no Centro Social de S. Torcato, dos 34 utentes do lar, só um testou negativo... E dos 23 profissionais, nove testaram positivo.

 *Reportagem da reunião do Executivo poderá ser ouvida no próximo sábado, no programa Largo do Toural, da Rádio Santiago, a partir das 11h00.


Marcações: Executivo Municipal, IPSS, covid-19

Imprimir Email