Supercomputador da União Europeia vai ser instalado no Avepark

Confirma-se a escolha do Avepark para receber um dos oitos centros de supercomputação criados pela União Europeia. A garantia foi deixada pelo Presidente da Câmara de Guimarães, durante a reunião do Executivo, ao ser confrontado pelo Vereador do PSD, Ricardo Araújo, sobre a insolvência do Spinpark, lamentando a falta de acompanhamento das empresas que agora têm de encontrar novas instalações para exercerem a sua actividade.

"Vem noticiado que os empresários lamentam ter confiado na Spinpark", referiu, mostrando-se preocupado e pedindo explicações sobre o que fez o Município para evitar este desfecho. "Não acha que este tipo de notícias prejudica a imagem de Guimarães? Guimarães amiga do investimento, amiga do empreendedorismo, amiga da inovação? No Spinpark, Centro de Incubação de Base Tecnológica, as dificuldades eram conhecidas há muito tempo", observou Ricardo Araújo, ao realçar que "importa perceber o que correu mal para que não volte a acontecer no futuro". "O que a Câmara de Guimarães está a fazer para acolher as empresas que estavam no Spinpark?"questionou.

Na resposta, o Vereador da Divisão de Desenvolvimento Económico anunciou a realização de reunião na próxima quinta-feira, às 11h30, com as empresas instaladas no Spinpark, frisando que a equipa daquela Divisão já anteriormente tinha reunido nesse sentido. Ricardo Costa adiantou que manteve contactos com a Administradora de Insolvência e que sete empresas já têm solução na TecPark. 

Em resposta a Ricardo Araújo, o Presidente da Câmara esclareceu que "o Município não tem responsabilidade formal para poder ajudar e apoiar as diversas associações". "Disse que o Spinpark era estratégico para o Avepark e é", continuou. "Lembra-se da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, a lei não permite ao Município intervenção nestes casos", disse Domingos Bragança, admitindo: "não desistimos da incubadora de empresas porque continua a ser estratégico... Ultrapassado o processo de insolvência, terá de ser encontrado um modelo capaz de responder  à necessidade de incubação de empresas de projectos saídos das universidades". "Acreditamos tanto na ciência e na sua transferência para a sociedade e empresas e continuaremos a fazer tudo para que seja instalada no Avepark", observou, anunciando a instalação do supercomputador no Avepark, cujo protocolo com o Ministério da Ciência, tecnologia e Ensino Superior e a Fundação para a Ciência e Tecnologia será brevemente apreciado pela vereação. "De certo modo, reforça a necessidade de encontrarmos uma resposta também para a incubadora de empresas agora perdemos no Spinpark", sustentou.

O Vereador do PSD, Ricardo Araújo, voltou a intervir, argumentando que a insolvência do Spinpark "prejudica Guimarães", dizendo que o Presidente da Câmara "é especialista em sacudir a água do capote". Domingos Bragança respondeu: "o seu discurso é indecente". 

Na sessão por videoconferência, a distância presencial não impediu a troca de argumentos ficou mais acalorada.

No final da sessão, o Vereador do PSD, Ricardo Araújo, apontou que "há uma responsabilidade assumida desde o início do processo de criação desta incubadora", lembrando que, em 2009, o Presidente da Câmara em exercício, Domingos Bragança, convidou o Eng. José Sócrates para a inauguração do Spinpark. "Na altura, dizia-se que o Spinpark iria acolher 200 novas unidades tecnológicas", enfatizou, reagindo à revelação da instalação do supercomputador: "Já estamos um bocadinho fartos de ouvir a Câmara sistematicamente, sempre que há um problema a vir anunciar coisas novas". "Como é que uma entidade que visa apoiar a incubação de empresas chega a uma situação de insolvência? Porque as entidades públicas não se entenderam de forma a financiar este modelo de apoio ao empreendedorismo e inovação? Não houve empresas que falissem, quem faliu foi o Spinpark", salientou, concluindo que as empresas procuram novos espaços para continuar o seu trabalho. "Mais do que a insolvência da entidade, a Câmara podia e devia ter auxiliado e apoiado em devido tempo estas empresas que estavam ali sediadas a encontrar as alternativas, a Câmara deveria em devido tempo ter encontrado uma alternativa seja com a TecPark. Só agora é que reuniu com a Administradora? Não deveria ter antecipado?", questionou.

(Notícia actualizada às 18h11)

 

Marcações: Avepark, supercomputador, União Europeia

Imprimir Email