Vereador do PSD sugeriu reformulação dos objectivos do Gabinete de Crise para a Transição Económica

O Vereador do PSD, Bruno Fernandes, sugeriu ao Presidente da Câmara a reformulação dos objectivos do Gabinete de Crise para a Transição Económica. 

Numa intervenção no período antes da ordem do dia, na reunião do Executivo realizada ontem, o representante social-democrata assinalou que esta estrutura surgiu para "amortecer as consequências da pandemia", insistindo que "deveria ter capacidade operacional, intervindo de imediato com propostas para os sectores do comércio e da restauração". Bruno Fernandes considerou que o Presidente do Município deveria assumir a sua liderança, defendendo a "urgência em resolver problemas antigos que condicionam a competitividade das empresas", aludindo aos parques industriais de Penselo e São Torcato.

"A Câmara criou o Gabinete para dar continuidade a projectos que sendo importantes, não são de curto prazo. O estado de emergência económica que estamos a viver e que se vai prolongar por muito tempo não espera pelo longo prazo", disse, anotando que "a taxa de desemprego no concelho de Guimarães continua a crescer, sendo até uma excepção relativamente aos outros municípios do Quadrilátero Urbano".

O Vereador do PSD defendeu a reformulação do Plano de Acção e a criação por parte do Município de "uma resposta capaz e eficaz ao nível do apoio que tem de ser dado à economia local", indicando que deve ser feita a avaliação à capacidade do Gabinete "resolver os problemas de curto prazo".

Em resposta, o Presidente da Câmara elogiou o trabalho desenvolvido por António Cunha, eleito recentemente para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. "Foi conceptualmente excelente e tem tido uma execução muito boa", afirmou Domingos Bragança. "Vejam bem a escolha que foi feita para a liderança deste gabinete. Foi a escolha do Norte para liderar a CCDRN. O Professor António Cunha desenvolveu um trabalho notável que vai deixar uma grande responsabilidade a quem assumir a sua sucessão na presidência executiva", apontou, garantindo que presidência executiva será externa à Câmara Municipal de Guimarães, sendo o sucessor anunciado após a tomada de posse de António Cunha na presidência da CCDRN. "A liderança política será sempre feita por mim e, na minha delegação de competências se entender necessário, no vereador Ricardo Costa".

Comentando o aumento da taxa de desemprego apontado por Bruno Fernandes, o Presidente da Câmara salientou: "esqueceu-se de dizer que Guimarães teve dois grandes investimentos neste período: o projecto de expansão da Vizelpas na ordem dos 45 milhões de euros e a instalação do Centro Avançado de Computação no Avepark".

No final da reunião, o Presidente da Câmara destacou o trabalho que a Divisão de Desenvolvimento Económico tem feito através do Guimarães Marca "que ampliou o apoio às empresas nas suas candidaturas, no âmbito das medidas Covid-19", assim como a implementação do quiosque electrónico para dinamização da actividade do comércio tradicional.

terça, 27 outubro 2020 17:32 em Política

Marcações: Bruno Fernandes, reunião camarária, Gabinete de Crise para a Transição Económica

Imprimir