CDU considera aumento da fatura da água uma "insensibilidade social"

A CDU considera aumento da fatura da água, no actual contexto de crise de pandemia, uma "insensibilidade social, incoerente e desumana". 

Em comunicado, o partido defende que a Câmara Municipal de Guimarães "não é obrigada a acompanhar a proposta da Vimágua, quando decide mexer na taxa de saneamento podendo decidir em sentido contrário sempre que a sua percepção do interesse dos munícipes assim o recomendar".

"Acresce que as contas da Vimágua não ficariam desequilibradas se a decisão fosse negativa. A higiene é necessária mais do que nunca, logo é preciso generalizar o seu uso e não contribuir para o não uso. A fatura da água em Guimarães já era elevada e mais cara vai ficar, sem necessidade. Os governos sucessivos, e não apenas o actual, acrescentam novas taxas e tacholas, para saneamento, resíduos sólidos, recursos hídricos, que pesam no preço da água e conduzem ao seu encarecimento e tendência para consumir pouco, privando as pessoas desse bem essencial", pode ler-se na mesma nota.

A CDU acrescenta que o aumento da fatura da água "decorre da vontade de manter elevado valor que a Vimágua ganha com a água". "A CDU não pode senão denunciar esta postura gananciosa que vai contra a conjuntura social e económica complicada vivida pelos vimaranenses. E apela à Câmara que em nome da sua coerência anule esta sua incompreensível e inoportuna decisão", refere.

segunda, 02 novembro 2020 16:20 em Política

Marcações: Águas do Norte, CDU

Imprimir