Presidente da Câmara desvaloriza palavras do ministro e destaca a ligação a Braga e ao TGV

O Presidente da Câmara Municipal desvalorizou as palavras do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, que disse no parlamento que não faz sentido ligar as cidades de Guimarães e Braga por metro de superfície, defendendo, ao invés, um reforço do sistema de transportes. 

Domingos Bragança sublinhou que o "mais importante" é a ligação a Braga e ao Transporte de Grande Velocidade (TGV). "Os estudos que estamos a desenvolver vão definir uma ligação entre Guimarães e Braga através da mobilidade urbana que está a ser desenvolvida pelos dois municípios, que vai ligar à linha limite da cidade de Braga e ao TGV, que está a ser definido pelo Governo", explicou o Autarca.

O Edil vimaranense frisou que "não podemos perder esta oportunidade" e destacou a captação de um investimento que ronda os 200 milhões de euros para desenvolver os sistemas de mobilidade urbana de "duas grandes cidades do país". "Por esta via e através desta mobilidade urbana, Guimarães faz atrair toda uma área do interior que para ir à estação ferroviária de grande velocidade entra no sistema de mobilidade urbana de Guimarães pelo metrobus, que passa por Moreira de Cónegos, Lordelo ou Vila das Taipas, fazendo as articulações necessárias", adiantou. 

O Presidente da Câmara acrescentou ainda que o estudo para a melhor solução está a ser desenvolvido pela técnicos das duas Autarquias e pela Universidade do Minho.

Recorde-se que o ministro do Ambiente e da Acção Climática, que falava numa audição parlamentar para apreciação da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2021, na Assembleia da República, respondia a uma pergunta do deputado do PS Hugo Pires sobre uma eventual ligação entre as duas cidades minhotas, do distrito de Braga.

Marcações: tramway, metrobus

Imprimir Email