Voto de pesar pela morte do empresário vimaranense Francisco Zamith

O executivo vimaranense aprovou por unanimidade esta segunda-feira um voto de pesar pela morte de Francisco Zamith Passos.

Durante a sessão, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, leu o voto de pesar:

"No dia 01 de novembro de 2020, faleceu Francisco Zamith de Passos, conhecido empresário vimaranense que esteve diretamente ligado ao Rotary Clube de Guimarães. Francisco Luís Monroy Zamith de Passos tinha 85 anos e faleceu no Hospital da Senhora da Oliveira onde estava internado.

Conhecida personalidade vimaranense, Francisco Zamith foi um dos fundadores da Santiago - Sociedade Cultura e Turismo e Presidente do Rotary Clube de Guimarães, onde foi admitido como sócio em março de 1965. Ao serviço do movimento rotário, onde se destacou desde sempre, Francisco Zamith exerceu o alto cargo de “Governador do Distrito 1970 - Norte”, no ano rotário 1989/1990.

Entre os diferentes cargos desempenhados, foi Presidente da Comissão Revisora de Contas da Fundação Rotária Portuguesa, em 1992/93. Dois anos depois, Francisco Zamith foi eleito Presidente Honorário Portugal/Espanha, tornando-se depois “Embaixador Especial” do movimento rotário.  

Sempre direto e sincero, nunca deixou de dizer o que pensava, incentivando os outros a assumirem as suas convicções com bases nos seus padrões morais. Exemplo para as gerações mais jovens, demonstrou sempre espírito de iniciativa e resiliência, sem nunca abdicar do seu sorriso característico e gargalhada contagiante. 

Nesta hora de pesar, a Câmara Municipal apresenta as mais sentidas condolências e, através do presente voto de pesar, transmite-as à restante família e instituições que serviu".

Marcações: Política

Imprimir Email