PSD de Guimarães reitera a necessidade de criar um apoio para a restauração

O PSD de Guimarães reiterou esta terça-feira a necessidade de criar um Fundo de Apoio à Economia Local, lembrando que outros Municípios, nomeadamente com Câmaras do Partido Socialista, avançaram com esta medida. 

Em comunicado, o Presidente da Concelhia destacou que em Abril deste ano o PSD defendeu que o Município de Guimarães deveria apoiar o sector do comércio tradicional, restauração e similares através da criação de um Fundo de Apoio à Economia Local. "Com este Fundo os apoios surgiram sob a forma de empréstimos, até 20 mil euros, sem juros, com prazos de reembolso de 5 a 10 anos e período de carência de capital de um ano. Esta seria uma medida de apoio complementar às medidas nacionais, onde se deveria garantir um acesso rápido e fácil, particularmente destinado a socorrer a tesouraria das microempresas", lê-se na nota.

O PSD recorda que o presidente da Câmara, Domingos Bragança, e a maioria Socialista rejeitaram esta proposta, acusando-a de “ilegal”. "Afirmaram que a Câmara não pode subsidiar empresas por um lado, e por outro, anunciaram que estaria para breve “a criação de um fundo que dá resposta às dificuldades de tesouraria das empresas e que Guimarães pretende que tenha âmbito regional”, que estaria a ser preparado com o Governo". 

Nesse seguimento, o PSD de Guimarães questiona o Presidente da Câmara se "continua a considerar ilegal a proposta do PSD para a criação de um fundo Local" e o que "é feito do tal Fundo que o Presidente da Câmara e o Vereador do Desenvolvimento Económico referiam em Abril como estando para breve". 

Os sociais democratas defendem um apoio específico às empresas de restauração sediadas em Guimarães, a fundo perdido, sem dívidas AT, SS e CMG, com volumes de negócio até 300 mil euros e quebras de facturação, entre Janeiro e Setembro, acima de 25% face ao ano anterior, num volume total do Programa de 1 M€, com pagamento em duas tranches – Dezembro de 2020 e Março 2021. 

O PSD sugere que "deverá para este efeito criar um site específico, simples e de fácil registo pelos empresários, de forma a garantir um processo rápido e eficaz no apoio ao sector da Restauração".

Marcações: PSD de Guimarães, Fundo de Apoio à Economia Local

Imprimir Email