Vereação Municipal aprovou memorando para instalar supercomputador no Avepark

A Vereação Municipal aprovou, por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira a proposta do memorando para instalar no Avepark um supercomputador. Trata-se de um acordo estabelecido entre a Câmara Municipal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Universidade do Minho, no âmbito da «Rede Nacional de Computação Avançada».

O supercomputador de nível peta escala, denominado Deucalion, é capaz de realizar 10 mil biliões de operações por segundo, com uma arquitectura na fronteira da tecnologia para utilização pela comunidade científica e empresarial, apresentando uma massa de, aproximadamente, 26 toneladas e uma dissipação de 1,7 Mega Watts de potência eléctrica.

Para a instalação do supercomputador, a Câmara vai comprar um lote de terreno no Avepark que incluiu um imóvel outrora arrendado pela Farfetch antes de construir o seu próprio pavilhão naquele parque de ciência e que será cedido pela Autarquia, juntamente com outro propriedade do Município, à Fundação para a Ciência e a Tecnologia que, por sua vez, celebrará com a UMinho um contrato de cedência dos referidos espaços.

terça, 22 dezembro 2020 10:22 em Política

Marcações: Avepark, supercomputador, memorando

Imprimir