Cazaquistão quer abrir Consulado em Guimarães

O Cazaquistão pretende abrir em Guimarães um Consulado. A revelação foi feita pelo Embaixador daquele País em Portugal, no âmbito de conversações que tem mantido com o Presidente da Câmara. Na reunião do Executivo Municipal de segunda-feira, Domingos Bragança informou a Vereação sobre os contactos mantidos e que apontam para um acordo de cooperação com o Cazaquistão e ainda uma possível geminação de Guimarães com o Turquestão, considerada a capital histórica do Cazaquistão.

Domingos Bragança disse que “está a ser preparado um acordo de cooperação ou geminação com Turquestão, adiantando que as conversações em curso visam, essencialmente, o estabelecimento de relações económicas e culturais preferenciais, com enfoque em áreas como a educação, o turismo e as acções humanitárias.

Relativamente à possibilidade de instalar um Consulado do Cazaquistão em Guimarães, Domingos Bragança salientou tratar-se de uma questão que “passa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo seu Ministro”, vendo nessa possibilidade "uma boa oportunidade de afirmação internacional de Guimarães".


terça, 22 dezembro 2020 10:25 em Política

Marcações: Cazaquistão , geminação

Imprimir