Município "ajuda" vimaranenses na água e no acesso a medicamentos

O Município de Guimarães vai assumir o pagamento mensal dos primeiros 5m3 de água das famílias que se encontrem em situação de carência económica, através do tarifário social, sendo já beneficiadas 8.375 famílias (dados de 30 de novembro de 2020).

Em comunicado, a Autarquia explica que são elegíveis para o tarifário social "as pessoas que beneficiam de complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, subsídio social de desemprego, abono de família, pensão social de invalidez pensão social de velhice e os agregados familiares que tenham um rendimento anual igual ou inferior a €5.808, acrescido de 50% por cada elemento do agregado familiar que não aufira qualquer rendimento, até ao máximo de 10, ainda que não beneficiem de qualquer prestação social".

O Município de Guimarães que também reforçou o protocolo no “Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento” e actualmente chega a 1.500 vimaranenses. "Este protocolo garante o acesso aos medicamentos, em ambulatório, por parte de qualquer cidadão em situação de carência económica que impossibilita adquirir os medicamentos comparticipados e prescritos por receita médica", lê-se numa nota do município. 

Os beneficiários na posse do cartão “Abem” podem dirigir-se a uma das farmácias aderentes para adquirirem os medicamentos que precisam gratuitamente, sem necessidade de apresentação de orçamentos, e sem tempo de espera. 

terça, 05 janeiro 2021 15:49 em Política

Marcações: Política

Imprimir