PSD de Guimarães diz que há propostas do Orçamento Participativo paradas

O PSD Guimarães diz que há vários projectos do Orçamento Participativo que estão por cumprir. Em comunicado, os social democratas sublinham que está em causa a execução dos projetos dos Orçamentos Participativos de 2017 e 2018, dando como exemplo o projecto Naturunfe, de dinamização dos espaços verdes da vila de Ronfe, a proposta «Desporto para todos», de construção de um parque desportivo no Parque da Corredoura, em S. Torcato, o próprio Parque de Lazer da Corredoura. Acresce a proposta de pontilhões que ligam as margens do rio Ave, de Brito e Silvares, projecto que visa a criação de “praias fluviais” e um “parque de merendas debaixo da ponte da autoestrada em Brito”.

O PSD lembra que o objectivo do Orçamento Participativo "é incentivar os cidadãos e as organizações da sociedade civil a participarem de uma forma mais activa, informada e responsável nos processos de governação local" o que só se consegue "se os processos forem levados a bom termo".
"Se as propostas aprovadas se perderem entre as secretárias, os corredores e as gavetas da Câmara Municipal, seja por falta de vontade política, por entraves burocráticos, ou por questões técnicas, as legítimas expectativas dos cidadãos, que de boa fé submeteram as suas propostas, são frustradas", lê-se no comunicado onde se acrescenta que "desta frustração resulta um aumento da desconfiança dos munícipes face a quem os governa e, pior, falta de confiança na Câmara como instituição".

A terminar o comunicado, o PSD refere que "a suspensão do OP de 2019 e do OP Escolas de 2020, decidida pela Câmara Municipal, em função da emergência sanitária, tem a concordância do PSD, pelas limitações à participação física dos cidadãos e pela necessidade de concentrar esforços em outras áreas. Nada justifica, todavia, a falta de cumprimento de propostas que, há data da declaração da pandemia, já tinham dois anos".


sexta, 08 janeiro 2021 10:14 em Política

Marcações: PSD de Guimarães, Orçamento Participativo

Imprimir