PSD questiona Governo sobre a construção da “Via do Ave”

Os deputados do PSD eleitos por Braga querem que o Governo concretize a ligação rodoviária da denominada “Via do Ave”, que iria ligar Guimarães a Vieira do Minho, passando pela Póvoa de Lanhoso, a partir do AvePark.

Numa pergunta ao ministro das Infraestruturas e Habitação, esta quinta-feira, os deputados consideram que esta via permitirá que “a região mais a Norte do distrito de Braga e as suas empresas, bem como a rica oferta turística, nomeadamente o Gerês ficassem, também, mais perto do acesso à autoestrada”.

“Sem embargo a autarquia e os empresários identificaram uma lacuna impeditiva de um desenvolvimento mais acelerado – a inexistência de um eixo rodoviário que ligasse mais facilmente as empresas ao conhecimento (Pólo do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, no AvePark e Universidade do Minho, em Guimarães), à autoestrada para mais rápido escoamento dos seus produtos e a ligação aos parques industriais existentes no concelho, nomeadamente os que se já se situam na ligação do concelho de Póvoa de Lanhoso ao AvePark”, explicam os social-democratas.

O PSD sublinha que este projecto é de cariz “supramunicipal e estruturante para os referidos territórios, sendo que os municípios não o podem fazer sem o apoio claro de fundos nacionais ou europeus, em sede do debate do Orçamento do Estado para 2021”. Até ao momento, o ministro das Infraestruturas e Habitação não deu qualquer resposta.

sexta, 08 janeiro 2021 10:42 em Política

Marcações: PSD , Via do Ave

Imprimir