PSD de Guimarães acusa Autarquia de transformar Ronfe em freguesia "periférica"

O PSD de Guimarães apontou críticas à gestão socialista do Município na freguesia de Ronfe. Na visita levada a cabo pelo líder social-democrata, realizada no passado sábado, 27, Bruno Fernandes falou da "falta" de habitação e de acessos que transformam aquela vila num "freguesia periférica".

"Foi uma oportunidade para verificar o muito que ali falta fazer e como uma freguesia que fica 10 quilómetros da sede do concelho se pode tornar periférica, fruto do esquecimento de quem governa os destinos do município", aponta o partido em comunicado.

Bruno Fernandes refere que "Ronfe é um bom exemplo da falta de planeamento urbanístico da autarquia e de como o PDM tem empurrado os jovens casais para outras paragens”. Para o líder dos sociais-democratas vimaranenses “é completamente inexplicável que a Operação de Reabilitação Urbana de Ronfe esteja por fazer, desde 2016”.

O mesmo comunicado sublinha que este "é o sinal claro de que o Município virou as costas à vila de Ronfe". "Sem soluções, naturalmente, os jovens que querem comprar, construir ou alugar uma casa, viram-se para o concelho vizinho", lê-se.

O PSD de Guimarães lembra ainda que num documento intitulado “Continuar Ronfe”, assinado por Domingos Bragança, em 2017, prometia-se “requalificar toda a zona desde o posto médico até à escola de Gemunde, com a introdução de uma nova sede da Junta de Freguesia”. "O que se verifica é que passados quatro anos, Ronfe continua parada. A ampliação do cemitério era outro dos compromissos de 2017, uma obra que devia ser simples, mas que quatro anos não chegaram para cumprir", acrescenta.

Segundo o partido, o mesmo documento, "com promessas de campanha, falava em exigir da Infraestruturas de Portugal a requalificação da EN 206". "Um objectivo crucial para a população de Ronfe, uma vez que esta via liga a vila a Guimarães e funciona como via urbana estruturante. Além disso, é também a estrada que liga Guimarães a Famalicão e, por isso, importante para todo o concelho e para o município vizinho. Contudo, com o mandato a chegar ao fim, a EN 206 está na mesma", atira.

Para Bruno Fernandes esta situação, “infelizmente, não é surpreendente, porque podemos recuperar promessas ainda mais antigas que nunca passaram disso, promessas. Em janeiro de 2014, na reunião de Câmara descentralizada que decorreu em Ronfe, Domingos Bragança prometia uma candidatura a fundos comunitários para implementar um projeto de requalificação das margens do rio Ave. Prometeu, na altura, percursos pedonais, praias fluviais e devolver o rio à população. Passaram sete anos e a população continua à espera deste como de outros projetos”, conclui.

terça, 02 março 2021 14:28 em Política

Marcações: PSD de Guimarães, Ronfe

Imprimir