Obras em simultâneo nos acessos ao vale de São Torcato em foco na reunião do Executivo vimaranense

A Oposição acusou a maioria socialista na Câmara de Guimarães de "falta de organização e de planeamento" por estarem a ser executadas em simultâneo as duas obras de requalificação dos acessos ao Vale de São Torcato.

Na reunião do Executivo vimaranense realizada esta segunda-feira, o Vereador do PSD, Hugo Ribeiro, assinalou a falta de percursos alternativos para quem tem de circular na Estrada Nacional 207, onde está a ser construída uma nova rotunda em Selho São Lourenço, numa altura em que está a decorrer o reperfilamento da Estrada Municipal 582 que liga Fermentões, Pencelo e Selho S. Lourenço.

"É incompreensível que num local onde não existem percursos alternativos se avancem com duas obras que afectam a circulação automóvel. Quem passa por lá percebe, sente e é prejudicado por esta decisão. É um martírio", apontou o representante social-democrata. "Se houvesse planeamento, as obras seriam executadas de forma separada e só quando uma estivesse concluída se avançaria com outra", acrescentou.

Na reacção, o Presidente da Câmara assinalou que estão a decorrer intervenções profundas naquelas vias, indicando que a pandemia e o inverno rigoroso condicionaram a evolução dos trabalhos. "Os trabalhadores têm sido uns heróis", afirmou Domingos Bragança, reconhecendo os transtornos causados pelas obras aos automobilistas e moradores, alertando que, no caso da EN 207, onde surgirá uma rotunda no acesso a Selho São Lourenço, "não se trata de uma simples repavimentação, mas antes uma obra exigente que resolverá questões ligadas com as redes de distribuição de água, de saneamento, de águas pluviais e de telecomunicações".

O Autarca explicou a demora existente no desenvolvimento dos projectos, dando o exemplo da requalificação da Rua 24 de Junho, em Aldão, que começou em 2015, e que só agora entrará em execução.

O Presidente da Câmara assinalou que após ter reunido recentemente com os Presidentes de Junta de S. Torcato, Aldão, Gonça, UF de Selho S. Lourenço/Gominhães e UF Atães/Rendufe foi colocado um painel elucidativo do projecto que está a ser desenvolvido.

Quanto à obra de requalificação da ligação Fermentões-Pencelo-Selho S. Lourenço, o Autarca considerou que é um exemplo da filosofia das intervenções que se pretendem para o território. “Nesta obra, estamos a fazer praticamente tudo de raiz, desde o canal de circulação, cujo piso foi todo levantado, até aos passeios e à eletrificação. Não queremos simples repavimentações, queremos obras estruturantes que requalifiquem a nossa rede viária, tornando-a moderna e adaptada às novas exigências da mobilidade do século XXI”, justificou.

Marcações: Executivo vimaranense, obras requalificação, oposição, vale de são Torcato

Imprimir Email