Melhoria dos acessos na veiga de Creixomil em destaque na reunião do executivo vimaranense

Depois da inauguração das obras de desnivelamento da rotunda de acesso à auto-estrada e da segunda fase da Variante entre Mouril e o Pinheiro Manso, em Silvares, a melhoria das acessibilidades naquela zona do Concelho voltou a ser o assunto dominante na reunião do Executivo vimaranense, realizada esta segunda-feira, por videoconferência.

Desta vez, foi a ligação à Cidade Desportiva que esteve em foco. A Oposição lembrou a proposta de construção de uma “via estruturante para consolidar a Veiga de Creixomil” e o Presidente da Câmara reiterou a intenção de eliminar o estrangulamento existente no Lugar das Casas Novas, um pequeno tramo para garantir a continuidade da Ecovia e assim a Cidade “abraçar” o rio Ave.

No período antes da ordem do dia, o Vereador do PSD voltou a defender a criação de uma nova ligação entre a rotunda de Mouril e a zona da Cidade Desportiva. André Coelho Lima assinalou que a inauguração da variante de Mouril à rotunda do Pinheiro Manso, em Silvares, “completa a nova centralidade”, indicando que a proposta da Coligação Juntos por Guimarães “tem uma importância estruturante em termos de tráfego porque servirá uma zona de equipamentos públicos”, onde estão localizados a Pista Gémeos Castro, as Piscinas Municipais, o Hospital da Luz, o Colégio de Nossa Senhora da Conceição, o Multiusos e todo o espaço de lazer. “É a concentração de equipamentos que obriga à criação deste acesso”, disse, ao vincar “que esta proposta não configura a violação da Veiga de Creixomil, pelo contrário, determinará o seu fechamento, contornando todo o casario, facilitando a ligação à Alameda dos Desportos e ao Multiusos”. “É uma via que estrutura e consolida a Veiga”, apontou André Coelho Lima, aproveitando o facto da reunião decorrer por videoconferência para partilhar a imagem com o traçado proposto, assinalando já a ligação de Mouril à rotunda do Reboto que não constava no documento inicial e, entretanto, foi construída pelo Município.

Na reacção, o Presidente da Câmara começou por dizer: “Tenho muita dificuldade em saber quais são as propostas do PSD porque são um livro em branco.” Domingos Bragança reiterou que o Município está a elaborar um projecto para facilitar a ligação à Cidade Desportiva, com um “tramo de via que nem precisa de sair da rotunda do Reboto”.  “Já disse que é preciso resolver o problema existente no Lugar das Casas Novas que atrofia a passagem dos veículos automóveis”, afirmou, fazendo questão de alertar: “Estragar a Veiga de Creixomil, não deixo! Vamos resolver aquele estrangulamento.”

No final da reunião, em declarações aos jornalistas, o Vereador do PSD considerou “ficar mal” ao Presidente da Câmara dizer que as propostas da Oposição são “um livro em branco, porque elas foram tornadas públicas no período eleitoral. Isto revela algum incómodo com a circunstância de estar ele próprio a querer assenhorar-se das nossas propostas”. Para André Coelho Lima, o projecto apresentado por Domingos Bragança “é uma cópia do projecto que apresentámos em 2017 e que durante o mandato tenho defendido, hoje fiz a terceira intervenção sobre o assunto”.

Confrontado com as declarações, o Presidente da Câmara foi peremptório: “Não quero contribuir para a polémica numa fase que se percebe que possa ser de pré-campanha. Quero que um conjunto de projectos essenciais para Guimarães continuem a realizar-se e se eles forem convergentes com toda a Oposição e houver unanimidade, tanto melhor.”

“Há mais de meio ano que estamos a trabalhar. Estou é muito preocupado com as filas de automóveis que já se fazem sentir na rodovia e na rotunda do Salgueiral. Temos de fazer o desnivelamento, mas a via é muito estreita e tudo demora muito tempo”, continuou, insistindo na necessidade de resolver o estrangulamento existente no Lugar das Casas Novas. “É um tramo de 150 a 200 metros, pelas traseiras das casas”, precisou Domingos Bragança, lançando um aviso: “Não há via para estragar a Veiga de Creixomil. Quem pensar que vamos fazer uma via que estrague a Veiga, da minha parte estará enganado… Enquanto eu tiver legitimidade para o governo do Concelho, a Veiga de Creixomil não será estragada.”

Em declarações aos jornalistas, o Presidente da Câmara sublinhou que as vias construídas, “permitiram uma descompressão desta zona central que vai permitir a continuação da Ecovia e fazer a ligação ao parque de Ardão, na margem do rio Ave. A Ecovia da Cidade ficará ligada à Ecovia do Ave, para abraçarmos o rio Ave, para que ele fique integrado na Cidade de Guimarães”.

“Ao longo do tempo, afastamo-nos do rio e com a Ecovia e as soluções de mobilidade que apresentamos na zona de Silvares, fazemos com que o rio faça parte da Cidade. É uma riqueza patrimonial excepcional”, concluiu.

Marcações: reunião camarária, acessbilidades, veiga creixomil

Imprimir Email