CDU de Guimarães acusa Autarquia e Junta de Caldelas de "manobras de ilusionismo"

A CDU de Guimarães acusa a Câmara Municipal de Guimarães (CMG) e a Junta de Freguesia de Caldelas de "manobras de ilusionismo" no licenciamento da Praia Seca para banhos de rio. "Suspendam as manobras de ilusionismo com que procuram incutir a ideia de as praias das margens do Ave estarem próprias para banho. Implica que essas manobras sejam substituídas por acções de fiscalização permanente, antes realizadas pelos guarda-rios, agora reduzidas a rotinas de reação retardada às denúncias populares", refere a CDU em comunicado.

O partido acrescenta que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é a "única entidade competente no licenciamento de praias fluviais", apontado "manobras de propaganda política irresponsável e perigosa'', que participam "altos quadros do Ministério do Ambiente e da Câmara de Guimarães". "Apesar das promessas, o rio, embora com água menos poluída, continua impróprio para banhistas. As populações ribeirinhas, os pescadores lúdicos e os amigos do rio desdobram-se em alertas. Logo, o chumbo só surpreende quem vive fora da realidade. Pior, alguns dos poluidores tem cadastro e mantêm boas e estáveis relações comerciais com a Câmara, outros possuem licença de laboração emitida pela APA o que é incompreensível pelo rasto de violações acumuladas e denunciadas. Sem a certeza do licenciamento da praia seca para banho foram investidos recursos financeiros que fazem falta para outras obras, prosseguindo uma marcha por caminhos ilusórios que resultam em frustração. Foram realizados atos voluntaristas, mobilizando pessoas e meios, na convicção de que querer é poder e a Junta queria. A CDU desmarcou-se dessas movimentações imprudentes e reafirma ser impensável, perigoso e desaconselhável prosseguir promessas que não estão na competência da Junta", lê-se na mesma nota.

"Em vez de manobras de propaganda enganosa", a CDU exige da APA, CMG, Águas do Ave e Tratave "uma vigilância do rio atenta, permanente e consequente com julgamento e punição severa dos poluidores em vez da prática do veto de gaveta saneador".

Até ao momento não foi possível obter resposta da Câmara Municipal de Guimarães (CMG) e da Junta de Freguesia de Caldelas.

segunda, 05 abril 2021 14:25 em Política

Marcações: Junta de Freguesia de Caldelas, Câmara Municipal de Guimarães, Rio Ave, CDU, Praia Seca, Agência Portuguesa do Ambiente

Imprimir