PAN questiona a Câmara sobre limpezas drásticas nas margens do rio AVE em plena Primavera

O PAN questionou a Câmara Municipal de Guimarães sobre a realização de "limpezas drásticas" com "podas radicais" para a concretização do projecto da Ecovia do Ave.

"Estamos a assistir a limpezas e podas radicais nas margens, sabendo nós que as zonas ripícolas são consideradas um dos habitats biofísicos mais complexos do planeta, quer pela sua biodiversidade e dinamismo, quer pela sua importante função de corredor ecológico. Estas galerias ribeirinhas têm inúmeras funções ambientais como, por exemplo, estabilização das margens, ensombramento do leito e proporcionar abrigo e alimento a muitas espécies de animais", refere Nuno Teibão.

Para o PAN esta não é a altura de limpezas e podas.
"Em Março as plantas já estão bem desenvolvidas e as árvores e arbustos estão cobertos das primeiras folhas. E não podemos esquecer que as margens dos rios são habitats sensíveis, que abrigam inúmeras espécies de animais que, nesta altura do ano, já estão muito activos. Por estes motivos, março é um mês crítico para fazer podas e limpezas nas margens dos cursos de água. Não é por acaso que o ICNF recomenda que as limpezas nos cursos de água e nas suas margens devam ser feitas entre os meses de Outubro e Fevereiro", acrescentou.

Em comunicado, a Comissão Concelhia do PAN diz esperar que "as limpezas tenham o intuito de se plantarem espécies ripícolas autóctones e restaurar as margens, por forma que cumpram, primordialmente, as suas funções ambientais, e só depois, sob certos limites, possam ser usufruídas por todos nós".

Marcações: limpezas, PAN, Ecovia do Ave, podas

Imprimir Email