PCP identificou problemas em dois bairros sociais de Guimarães

A deputada à Assembleia da República do PCP visitou esta segunda-feira, dois bairros sociais de Guimarães, acompanhada por eleitos autárquicos da CDU. 

Após a visita ao Bairro da Emboladoura, em Gondar, e à Urbanização da Senhora da Conceição, Diana Ferreira falou dos problemas de habitação. "Tivemos oportunidade de falar com as Associações e com os moradores para perceber os principais problemas destes dois bairros da responsabilidade do IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana) e do próprio Governo. Identificamos desde logo a necessidade de obras em ambos os Bairros, mais evidente em Gondar. Há uma necessidade do Instituto assumir as obras nos seus espaços para garantir condições dignas de habitabilidade", afirmou. 

A deputada comunista defende ainda que o aumento das rendas não pode ser "insuportável" para os moradores e responsabiliza o IHRU de negligência na conservação dos edifícios. "Estes aumentos resultaram em prejuízos para os moradores que contestaram esses aumentos. Mas o que importa é encontrar uma solução que acarrete o mínimo de prejuízos para os moradores em todo o processo. Para além de ter em consideração os rendimentos familiares, as rendas devem ter as reais condições para suportar esse aumento e que não seja um aumento em flecha. Quanto muito que sejam desfasados no tempo e com a concordância dos moradores, assumindo que as famílias possam suportar estes aumentos", explicou.   

O PCP vai agora questionar o Governo sobre estes os problemas de habitação "detectados" e o aumento de rendas "insuportáveis" para os moradores.

Recorde-se que os habitantes dos bairros do concelho recusaram pagar os aumentos das rendas decretados em 2014, em que o IHRU subiu rendas de 11 para 390 euros, pelo que os moradores se recusaram a pagar e optaram por depositar, desde 2014 até hoje, as quantias das rendas anteriores na Caixa Geral de Depósitos.

Marcações: PCP, bairros sociais, deputada, Diana Ferreira

Imprimir Email